Municípios sergipanos se unem e formam coletivo itinerante para difundir cultura e turismo no estado. Participam desta primeira fase do projeto a Secretaria de Estado do Turismo, através do PRODETUR/SE, Universidade Federal de Sergipe (UFS) e os municípios de: Estância, Laranjeiras, São Cristóvão, Indiaroba, Canindé, Poço Redondo e o município alagoano de Delmiro Gouveia, como convidado. O lançamento oficial do “Integre-SE” será na próxima sexta-feira (08), no “Arraial Zé Taquari”, na Praça Barão do Rio Branco, na cidade de Estância, a partir das 19h.

Tendo como público-alvo as comunidades dos municípios participantes, os estudantes acadêmicos e os turistas, o Integre-SE pretende movimentar o cenário cultural sergipano, desenvolvendo ações voltadas para o desenvolvimento cultural/turístico sergipano. “Queremos integrar todos que estão ligados aos polos turísticos de Sergipe, seja o trade turístico local, apreciadores, instituições de ensino, instituições públicas e privadas, além das secretarias municipais e estadual de cultura e turismo, Sebrae e empresários envolvidos neste ramo”, disse o secretário de turismo de Canindé, Genilson Aragão.

Segundo o secretário adjunto de comunicação de Estância, Allan Alberto, o projeto quer fortalecer o turismo regional. “Queremos incentivar o turismo como condição importante para o desenvolvimento em áreas prioritárias denominadas de polos turísticos em Sergipe, valorizando a promoção do patrimônio cultural e gastronômico regional e local”, explicou. Allan Alberto ainda revelou neste primeiro momento ter convidado empreendedores de Alagoas para fazer um intercâmbio dentro do Integre-SE.

Surgimento

O intuito deste “Coletivo de Turismo e Cultura” é promover o compartilhamento da cultura local, a legitimação da identidade dos grupos, o envolvimento da comunidade com a prática turística, o aprimoramento das relações culturais entre turista e comunidade e a diversificação de atrativos turísticos na região do Polo Costa dos Coqueirais e Velho Chico.

A ideia do coletivo nasceu da necessidade de promover reflexão sobre a importância do desenvolvimento do Turismo Interno e das culturas regionais, seguindo particularmente o que cada município tem de atrativo turístico e cultural. “Queremos com isto viabilizar apresentações e a troca de experiência entre os diversos grupos folclóricos e a culinária sergipana também, promover intercâmbio gastronômico através dos saberes, visando contribuir para o fomento do Turismo Cultural das cidades integrantes”, pontuou Paola Santana, secretária de governo e relações comunitárias de São Cristóvão.

Para o secretário municipal do turismo de Laranjeiras, Jorge Barros, “o foco é de fortalecer o turismo interno, e levar cultura em forma de entretenimento como troca de experiências com grupos de tradição popular, para que a população possa conhecer o que os municípios têm de encantador”, ressaltou.

O Integre-SE possibilitará a promoção e divulgação do Turismo Cultural e Gastronômico como atrativo turístico para o estado de Sergipe, o que estimulará a criação de novos meios de hospedagem, articulação entre várias instituições públicas e privadas, divulgação, e comercialização dos produtos expostos, como também a geração de emprego e renda para as comunidades.

Junho

Durante o mês de junho será apresentado o projeto “Intercâmbio Cultural”, caravana que trará de forma criativa e itinerante a apresentação de grupos folclóricos, instalação de barracas com comidas típicas para comercialização, atrações culturais, trios pé de serra, quadrilhas juninas, tudo acontecendo sempre dentro dos espaços culturais de cada município.

“O interesse em desenvolver essa ação, nas cidades contidas no projeto, foi motivado, principalmente, pela variedade de manifestações culturais que o estado de Sergipe possui, como os festejos juninos, festas de padroeiros das cidades, um folclore manifestado através de danças e rituais (Batucada, Pisa Pólvora, Taieira, Reisado, a Dança do São Gonçalo, Lambe Sujo, Cacumbi, Parafuso e Samba de Coco), manifestações de origem africana, como também a necessidade de fortalecer o turismo interno, na perspectiva de desenvolver um turismo sustentável e inclusivo, mantendo suas tradições, histórias de um povo, de maneira viva e autêntica para unir-se a novas tendências na atividade turística”, explicou a diretora de turismo de Indiaroba, Alda Menezes.

Programação de lançamento

Estância (08 de junho)

19h – Abertura com atrações de Estância: Batucada Novo Horizonte, Trio Pé de Serra, apresentação de Barco de Fogo/Espadas;

Participação de São Cristóvão com grupo folclórico: “As Caceteiras de Mestre Rindú”, boneco gigante de Rindú, bonecas de panos temáticas, peças de xilogravuras temáticas, peças do espaço Licor & Artes, cordéis temáticos e amostra de gastronomia sancristovenses com doces de Santaninha, Bricelets, Queijadas, Beiju de Tapioca e o Pisa macio);

Participação de Indiaroba com o grupo folclórico “Lambe Sujo”;

Participação de Canindé de São Francisco com os repentistas Vem-Vem do Nordeste & João Bezerra;

Participação de Laranjeiras com grupo folclórico Cacumbi do Mestre Deca,
gastronomia – Marisqueira da Mussuca – Yépada e amostra com artesãs da Casa Do Artesanato;

Participação de Poço Redondo com artesanato.

Agenda do Integre-SE

16/06 – Laranjeiras

23/06 – São Cristóvão

30/06 – Canindé do São Francisco

07/07 – Indiaroba

Fonte: Assessoria de Imprensa