O governado do Estado de Sergipe, Jackson Barreto de Lima, vem promovendo uma serie de visitas ao Forró Caju 2014 e na última madrugada parabenizou a qualidade musical dos artistas sergipanos que ao longo dos últimos 12 dias apresentam versatilidade na hora de animar os forrozeiros que frequentam a Praça de Eventos dos mercados. Em entrevista exclusiva concedida ao Portal ARACAJUFEST, o chefe do executivo estadual disse estar feliz com o sucesso do festejo junino da capital sergipana.
Para Barreto, é visível o progresso do evento ao longo das últimas 20 edições. Principal idealizador da festividade, o governador ele ressaltou a necessidade dos órgãos públicos valorizarem os artistas locais. ?Este ano mais uma vez o nosso Banco do Estado de Sergipe (Banese) é parceira dessa festa que há 21 anos foi criada por Jackson Barreto e que mesmo distante, lá em Brasília como deputado federal eu sempre contribuía para o crescimento da festa. Fico feliz por perceber O Forró Caju nessa grandiosidade?, disse.
Depois de passar por altos e baixos na organização, foi a partir de 2001, que o Forró Caju se consolidou como uma das maiores festas de Sergipe e do Brasil. A cada edição riqueza das tradições culturais de Aracaju foram apresentadas aos brasileiros e chegou-se ao formato atual de megaevento, com estrutura de ponta, praça de alimentação, camarotes, mini-hospital, programação extensa, diversificada e de alcance nacional1 . Como uma programação alternativa que incluiu apresentações folclóricas, trios pé-de-serra, quadrilhas e até professores de dança para ensinar o autêntico forró aos turistas e demais interessados em aprender o ritmo mais popular do Nordeste.
De administradores da Prefeitura de Aracaju a festa reúne todos os segmentos da população além de um grande número de turistas. Por dia, segundo o comando geral da Polícia Militar e Guarda Municipal passam cerca de 100 mil pessoas na festa. Como tentativa em atender aos vários gostos e culturas, a festa mescla em suas atrações desde trios pé-de-serre e um forró raiz. ?Fico feliz em perceber que conseguimos dar o pontapé inicial pra esse fortalecimento da cultura sergipana. Não poderia deixar de comparecer aqui para ver nossos conterrâneos se apresentando nos palcos e mostrando que possuem muita qualidade artística e não deixa nada a desejar?, pontuou.
Neste momento se apresenta no Palco Dominguinhos o ?baianíssimo? Adelmário Coelho. Já são mais de 100 mil pessoas no espaço e dentro de instantes será a vez da banda Aviões do Forró engrandecer a última noite desta 21ª edição. Já passaram por aqui a dupla João Neto e Cesinha e a também banda sergipana Forró do Fidapé. Fechando o evento será a vez de Gabriel Diniz. Portal ARACAJUFEST, há 14 anos registrando o seu sorriso.
Por Milton Junior (Aracajufest)