joao alves

“Sei que hoje, não sou aqui apenas um, nem me caibo na solidão do pronome eu. Aqui e agora, sou muitos.” Foi com este poema que na noite desta quarta-feira, 23, no Museu da Gente Sergipana, foi lançado o livro ?Improvável Poética’, do ex-governador Marcelo Déda Chagas. Diversas autoridades e amigos prestigiaram o lançamento, entre eles o prefeito João Alves Filho.

O livro contém 44 poemas escritos por Déda e espelham as reflexões filosóficas. Na oportunidade, também foi lançado o ?Instituto Marcelo Déda’, que tem o objetivo de preservar a história do homem público e promover o futuro.

Segundo o prefeito João Alves, o ex-governador foi o maior orador político da História do Estado de Sergipe, um homem com uma formação cultural sólida, que durante os seus pronunciamentos dava uma aula de história. “Déda é insubstituível e este livro é uma prova da sua visão intelectual. Eu já conheço o livro, pois pude ler os arquivos que estavam na Prefeitura. Nós fizemos questão de coletar todo o material em DVD e entregamos para a família. Fico muito feliz no dia de hoje,” reforça.

A viúva de Déda, Eliane Aquino, fala do resultado do livro, que foi todo organizado pelo próprio autor ainda em vida. “Sei que sou suspeita para falar, mas ficou uma coisa maravilhosa mesmo, além das minhas expectativas. O nosso trabalho foi muito pequeno, pois ele deixou tudo pronto. O próprio Déda escolheu os poemas, separou por capítulos, selecionou as fotos e nós ficamos apenas com a edição e publicação. Hoje não é um lançamento através das nossas mãos, é pelas mãos dele. Este é mais um presente que ele deixa para o povo que tanto amou,” ressalta.

Para o irmão do ex-governador, o procurador geral do Estado, Cláudio Dinart Déda, agora todos os sergipanos poderão conhecer ainda melhor o político. “Já conhecíamos como homem político, homem das letras e agora, com a sua morte, deixa esse presente para todo seu povo. Uma poesia profunda, de reflexões filosóficas, onde muitas delas retratam o homem que Deda foi,” afirma.

Também foi lançado o ?Instituto Marcelo Deda’, inicialmente através do site, que terá todo o acervo do ex-governador. O Instituto tem o objetivo de que as pessoas conheçam e tenham acesso a toda história do homem público e da sua importância para Estado de Sergipe.

O livro já começou a ser vendidos no Museu da Gente Sergipana, em breve estará nas livrarias do estado e através do site www.institutomarcelodeda.com.br .

Fonte: SECOM Aracaju