phpThumb cache www.aracaju.se.gov.br src7a64f09bbfe84da7daa285b147c1613b par32df3178023bb7b71a84b9034b5fa75e dat1437682346

Montar o próprio negócio para obter a independência financeira. Esta foi a meta traçada pelos alunos Tânia Muniz, de 26 anos, e Fellipe Herrera, 20. Na quarta-feira, 22, eles finalizaram o curso de Promotor de Vendas, realizado desde o mês de maio na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) do bairro Porto D’Anta. O curso é resultado da parceria entre a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG).

Segundo o instrutor Eluiz dos Santos, os alunos estudaram assuntos ligados à ética, relações humanas, valores e a moral. Além disso, também tiveram noções de Português, Matemática e Empreendedorismo. “Depois, abordamos a prevenção de perdas no ambiente comercial, segurança do trabalho e reposição de mercadorias”, afirma Eluiz. Houve ainda um momento prático, em que os alunos aprenderam sobre promoção, degustação e divulgação de produtos. “Tem que ter uma postura educada e que saiba negociar, tem que ver o produto não como se fosse da empresa, mas como se fosse dele”, argumenta o instrutor.

Futuros empreendedores

O tão almejado empreendimento que a aluna Tânia Muniz projeta é no ramo de churrasquinhos. Até o fim do ano, ela finalmente conseguirá colocá-lo em prática. “O curso foi fundamental, os conselhos do professor me ajudaram”, conta Tânia, que conquistou um estímulo extra após a capacitação. “Pretendo fazer cursos e colocar o meu projeto para frente. Gosto de lidar com o cliente”, explica. Já os planos de Fellipe Herrera envolvem a abertura de uma loja de roupas no segmento juvenil. “Fiz o curso para pegar experiência para o projeto. Aprendi muito a questão da ética e os valores humanos”, relata o aluno.

No encerramento, o diretor de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundat, Gildásio Muniz, impulsionou os alunos a continuarem se qualificando profissionalmente. “Uma parte da missão está cumprida. Toda grande caminhada começa com o primeiro passo”, incentiva o diretor, que aproveitou a ocasião para comentar a importância e os benefícios de se tornar um Microempreendedor Individual (MEI).

phpThumb cache www.aracaju.se.gov.br src233b695fd6fccfb03f59f3620dd81ea3 par32df3178023bb7b71a84b9034b5fa75e dat1437682346

Mais que artesanato

Ainda nesta quarta-feira, a Fundat também encerrou o curso livre de Boneca de Pano, ministrado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) João Oliveira Sobral, no bairro Santos Dumont. Segundo a aluna Ely Ferreira, de 46 anos, além de ser um meio para gerar a própria renda, o artesanato também funciona como uma atividade relaxante. “É tipo uma terapia, a gente se distrai e faz uma coisa que, no futuro, pode trazer renda”, conta Ely.

Fonte: Prefeitura de Aracaju