A Juíza de Direito, titular da 21ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, Iolanda Santos Guimarães é a nova desembargadora do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE). A magistrada ocupará a vaga aberta após aposentadoria compulsória da Desª Geni Silveira Schuster.
A juíza integrou a lista tríplice para promoção a desembargador, pelo critério de merecimento, juntamente com os Juízes Ana Lúcia Freire dos Anjos e Gilson Felix dos Santos e, na mesma sessão administrativa do Pleno, foi escolhida como desembargadora pelo presidente do TJ, Cláudio Dinart Déda Chagas.
Cada um dos 10 desembargadores votantes apresentou notas nos critérios de desempenho (20 pontos), produtividade (30), presteza no exercício das funções (25), aperfeiçoamento técnico (10) e adequação da conduta ao Código de Ética da Magistratura Nacional (15), que juntas somaram 100 pontos. Nove juízes habilitados apresentaram candidatura: Maria Angélica França e Souza, Gilson Félix dos Santos, João Hora Neto, José Pereira Neto, José Anselmo de Oliveira, Diógenes Barreto, Ana Lúcia Freire dos Anjos, Bethzamara Rocha Macedo e a escolhida Iolanda Santos Guimarães.
Apurada a votação dos desembargadores, os 3 juízes com as maiores pontuações nos critérios objetivos definidos pela Resolução 106/2010 do CNJ são indicados em lista tríplice para a escolha final de um deles pelo presidente do TJ-SE. As notas foram veiculadas em dois telões instalados no auditório e o último a votar foi o presidente do TJSE.
A nova ocupante do colegiado do TJ também foi a que atingiu a maior pontuação (953,00) relativa aos cinco critérios exigidos pela Resolução 106/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
?Todos os juízes inscritos são dignos, honrados, capazes e intelectualmente preparados para o exercício da Desembargadoria. Porém, mantenho a minha convicção de sempre escolher o mais bem colocado. Como a Juíza Iolanda Guimarães foi a que atingiu a maior colocação, eu a escolhi?, definiu o presidente.
Para a nova desembargadora, é um prazer e uma emoção participar do colegiado da Corte de Justiça. ?Agradeço aos desembargadores que me colocaram como a mais bem votada, por unanimidade, e ao presidente pela minha escolha. É uma mostra do trabalho desenvolvido, já que as notas são dadas com base em critérios objetivos?, comemorou a magistrada.
A posse da nova desembargadora será realizada às 17h do dia 9 de junho.
A Juíza Ana Lúcia Freire dos Anjos ficou em segundo lugar, com 938,60 pontos, e o Juiz Gilson Félix dos Santos em terceiro, com 937,10 pontos.
Trajetória na Magistratura
Natural de Aracaju, Iolanda Santos Guimarães bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe em 1985, tomou posse como Juíza do TJSE no dia 26 de dezembro de 1989. Passou pelas Comarcas de Cedro de São João, Estância, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Lagarto e Itabaiana, até chegar a Aracaju, onde atuou na 6ª e 5ª Vara Criminal. Foi membro suplente da Turma Recursal dos Juizados Especiais e, atualmente, era a Titular da 21ª Vara Cível da Comarca de Aracaju.
Fonte: g1 Sergipe
Foto: Bruno César (TJ/SE)