A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de Demência, constituindo cerca de 50% a 70% de todos os casos. Ela é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, que provoca uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas (memória, atenção, concentração, linguagem, pensamento, entre outras), acarretando prejuízos na atividade ocupacional e social.

Nas fases iniciais, os sintomas da Doença de Alzheimer podem ser muito sutis. Todavia, começam frequentemente por lapsos de memória e dificuldade em encontrar as palavras certas para objetos do cotidiano. Estes sintomas agravam-se à medida que as células cerebrais vão morrendo e a comunicação entre estas fica alterada. Qualquer pessoa pode desenvolver a Doença de Alzheimer. No entanto, é mais comum acontecer após os 65 anos. A taxa de prevalência da demência aumenta com a idade. Em nível mundial, a demência afeta 1 em cada 80 mulheres, com idades compreendidas entre os 65 e 69 anos, sendo que no caso dos homens a proporção é de 1 em cada 60. Nas idades acima dos 85 anos, para ambos os sexos, a Demência afeta aproximadamente 1 em cada 4 pessoas.

A Legião da Boa Vontade (LBV) trabalha, por meio de suas unidades socioeducacionais, para a melhoria da qualidade de vida das famílias atendidas e o bem-estar das pessoas em situação de risco social, e acredita que a prevenção é o melhor remédio para qualquer doença. Por esse motivo, a instituição promoverá no próximo dia 14 de fevereiro, às 14 horas, em seu Centro Comunitário de Assistência Social, uma palestra informativa sobre a Doença de Alzheimer, direcionada aos idosos que participam do programa Vida Plena e demais atendidos.

O encontro será realizado por um grupo de voluntárias, técnicas de enfermagem, e tem a  finalidade de orientar os idosos e prevenir quanto às alterações físicas e dificuldades na coordenação motora. Além disso, haverá orientações quanto às causas, sintomas, tratamentos atuais, complicações e os devidos cuidados para a prevenção à doença.

A palestra é aberta ao público e acontecerá no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, em Aracaju, localizado na Av. Reis Lima, 181 – Industrial. Para outras informações, ligue: (79) 3241-4614.

Fonte: Assessoria de Imprensa


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado

Responsive image