O último sábado, 12, foi de celebração da arte e estímulo à leitura em um encontro com famílias, alunos e professores do CCPA no Festival de Literatura e Artes – Literarte 2025 . Foi uma manhã inteira de teatro, contação de histórias, vivências criativas, bate-papo com autores e feira de livros para comemorar o Dia do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril.
“Nós celebramos essa arte com tudo o que representa a imaginação, o conhecimento, afeto e muita transformação. O Literarte 2025 nasceu com o propósito de formar leitores não só na sala de aula, mas leitores da vida. Nossa escola se transformou em um grande festival literário. Foram oficinas, exposições, performances, saraus, experiências sensoriais e encontros com autores”, destacou o diretor geral do CCPA, Leonardo Matos.
Com a participação ativa dos familiares, Leonardo ressaltou a importância da atuação coletiva de toda a comunidade escolar em favor do conhecimento. “Acreditamos que a leitura é um laço que se fortalece em casa e na escola. E, quando família e escola caminham juntas, o impacto é profundo e transformador. O Literarte é mais que um evento. É um movimento, é um convite para que todos façam parte de uma comunidade leitora viva, pulsante e apaixonada por aprender”, apontou.
Festival
O Festival de Literatura e Arte do CCPA se consolidou como um dos momentos mais aguardados do ano letivo, proporcionando aos alunos uma rica imersão no universo das palavras, das expressões criativas e das múltiplas linguagens artísticas. Com apresentações teatrais, recitais de poesia, exposições de desenhos, pinturas, releituras literárias e performances musicais, o evento valoriza o protagonismo estudantil e reforça a importância da arte e da literatura na formação integral. Além de estimular o talento e a sensibilidade dos estudantes, o festival promove o diálogo entre diferentes gerações, envolvendo famílias, professores e toda a comunidade escolar em uma grande celebração da cultura.