A Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap/SE) promove nesta quarta-feira, 09, às 18h, a abertura de mais um Espaço Cultural Funcap, desta vez em parceria com o Shopping Peixoto, localizado na cidade de Itabaiana. Três novas exposições de artes visuais estarão disponíveis ao público: “Identidade & Sergipanidade”, do artista plástico Edson Lima; “Arte Flui Naturalmente”, de Gildecio Costaeira e “Socioemocional: O Tempero Cotidiano”, do artista plástico Vinicius Tavares.
 
Sobre os artistas
 
O artista plástico e designer Edson Lima é natural de Itabaiana Sergipe. Em 2019, participou de exposição coletiva em Uruguaiana, Rio Grande do Sul, do 27º Salão dos Novos e da “5 Artistas 5 Estilos, promovidas pela Galeria de Arte Álvaro Santos, na capital sergipana. Já em 2020, o artista participou do Reinvente-se, evento 100% online promovido pelo governo de Sergipe, através Funcap/SE. Com a exposição “Identidade & Sergipanidade”, o artista traz um conjunto de obras que retratam alguns ícones da cultura sergipana e pinturas que remetem à literatura nacional e ao folclore, além de temas como a seca nordestina.
 
Em “Arte Flui Naturalmente”, de Gildecio Costaeira, artista plástico natural do Povoado Campo do Crioulo, em Lagarto, município sergipano, temos à “recriação de animais e plantas extintas”.  As telas expressam a junção de “vidas inexistentes a partir da combinação de cores e registro de espécies, apresentando curvas e traços para que novos seres surjam durante o processo de criação”. O tema do trabalho do artista é a preservação da natureza.

 
O outro expositor, Vinícius Tavares, é um multiartista natural da cidade de Itabaiana/SE. Graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Sergipe – UFS, o artista já participou de diversas exposições coletivas no estado, assim como realizou oficinas e eventos culturais em cidades como: Viçosa/MG, Belo Horizonte/MG, Brasília/BSB e Santa Maria/RS, além de ter experiências com a música, com mediações culturais e expografia. Seus trabalhos registram “os mais simples elementos humanos”, as sutilezas emocionais das expressões humanas. Em “Socioemocional: O Tempero Cotidiano”, Tavares apresenta pinturas que são traduções momentâneas das diversas impressões emocionais ao seu redor.

 
A Lei Aldir Blanc é uma realidade através de recursos da Secretaria especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.