rs_560x384-141210072812-efespphotos438697.jpg

A paquistanesa Malala Yousafzai recebeu nesta quarta-feira, 10, o prêmio Nobel da Paz de 2014, ao lado do indiano Kailash Satyarthi. Em 2014, os dois ganharam o prêmio pela ?luta contra a supressão das crianças e dos jovens e pelo direito de todos à educação?. Aos 17 anos, Malala é pessoa mais jovem a receber o prêmio Nobel da Paz.

A cerimônia de entrega aconteceu em Oslo, na Noruega e os dois levaram para casa a medalha dourada e o diploma do prêmio Nobel. ?Uma jovem e um homem, uma paquistanesa e um indiano, uma muçulmana e um hindu, ambos símbolos do que o mundo precisa: mais unidade e mais fraternidade entre as nações?, declarou o presidente do comitê do Nobel, Thorbjoern Jagland, ao entregar o prêmio.

?Vou continuar com essa luta até ver que todas as crianças podem frequentar a escola?, falou Malala. ?Conto a minha história não porque ela é única, mas porque não é?, acrescentou. ?Essa é a história de muitas meninas?.

Saiba mais sobre Malala:

Malala, que atualmente vive na cidade de Birmingham, na Inglaterra, foi atacada por escrever em detalhes as condições em que viviam as mulheres sob o regime Talibã, no noroeste do Paquistão. Ela escrevia um blog para BBC anonimamente, onde expunha as proibições do regime à educação feminina. No ano seguinte, ela foi tema de um documentário New York Times.

Recuperada, Malala tem sido uma ativista incansável pela educação.Em 2013 a adolescente que enfrentou o Taliban se dirigiu às Nações Unidas no dia de seu décimo sexto aniversário, em 2013. No mesmo ano ela publicou um livro com sua história, Eu sou Malala, que se tornou um best-seller internacional.

Fonte: E! Online Brasil