Além de saborosa, fruta tem uso culinário, farmacológico e cosmético
Sua propriedade calmante o tornou conhecido, mas seu aroma e sabor atrativos tornam o maracujá importante produto para a indústria
O maracujá é a cara do verão. Quem não gosta de um suco ou mousse de maracujá bem geladinhos? Bom demais, né? Mas com essa fruta o céu é o limite. Ingrediente de pratos doces e salgados, seu sabor forte faz dele a estrela de qualquer receita. Sua polpa é principalmente utilizada para fazer sucos, doces, geleias e pudins. Suas folhas e flores são ótimas para fazer chás, que além de ser calmante, também atua contra úlcera e gastrite. Com a fruta também se faz sorvete, picolé, licor, torta, mousse e molhos.
Existem muitas espécies de maracujá, sendo os mais conhecidos os do tipo guaçú, iguapó, melão e o mirim. Porém, o que os diferencia mesmo é a casca, aquelas mais enrugadas possuem a polpa mais adocicada e as de casca lisa são conhecidas por serem mais azedinhas, logo, são mais ácidas.
O maracujá fornece ainda uma enorme bagagem de benefícios para a saúde. É fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Além disso, apresenta boa quantidade de sais minerais (ferro, sódio, cálcio e fósforo), sem mencionar que a fruta ainda ajuda a emagrecer – uma porção de 100 gramas contém em média 70 calorias.
Motivos é o que não faltam para você aderir à fruta ao cardápio, portanto aprenda a fazer o salmão com molho de maracujá que indicamos hoje. É um prato exótico, leve e fácil de fazer, uma ótima sugestão para o almoço ou jantar.
Receita da Semana
Salmão com molho de maracujá
INGREDIENTES
*2 postas de salmão
*Sal e pimenta-do-reino a gosto
*2 colheres (sopa) de
manteiga *
3 colheres (sopa) de vinho branco seco
*Polpa de 2 maracujás
MODO DE PREPARO
1. Tempere as postas com sal e pimenta a gosto. Reserve.
2. Derreta a manteiga em uma frigideira antiaderente e grelhe as postas de salmão por 5 minutos de cada lado em fogo alto. A crosta deve ficar dourada e o centro úmido e levemente cru.
3. Retire as postas e mantenha em local aquecido. Deixe a frigideira no fogo, aproveitando a manteiga da fritura, e acrescente o vinho e a polpa, batendo com um batedor manual por 3 minutos ou até ficar homogêneo.
4. Tempere com sal e pimenta e despeje por cima das postas. Sirva em seguida.