A Sociedade Médica de Sergipe (Somese) lançou no último dia 27 de junho, o Projeto Memória Viva da Medicina Sergipana, um documentário que conta a história de vida e profissional de 30 médicos sergipanos com sua legitimidade e protagonismo peculiares que tem o objetivo de preservar e disponibilizar um acervo histórico e cultural da área médica no Museu da Gente Sergipana.
O projeto contempla a necessidade de tornar acessíveis essas memórias, através de vídeos, fotos e textos, disponibilizados em meio físico e virtual, fazendo uma justa homenagem em vida a cada profissional, para que futuras gerações de médicos conheçam o trabalho desenvolvido em sua determinada área e o que conseguiram fazer pela medicina.
De acordo com o professor e presidente da Somese, Dr. José Aderval Aragão, esse projeto demonstra uma grandiosidade para a história da medicina sergipana. “A atual gestão da Somese percebeu a importância de homenagear e registrar os profissionais ainda em vida para que cada história inspire as novas gerações e os futuros médicos”, enfatizou Dr. Aderval.
Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames) e membro da Comissão do Acervo, Dr. Lúcio Prado, a obra reúne um grupo de médicos que construíram uma história na medicina sergipana. “No momento da gravação, o entrevistado coloca as suas manifestações e conta sua história e um grupo de entrevistadores médicos fazem as interlocuções para que se possa seguir uma linha cronológica e, dessa forma, montamos todo o Acervo”, pontuou Dr. Lúcio.
Para o médico oncologista e hematologista, Dr. José Geraldo Dantas Bezerra, um dos 30 médicos homenageados, recebe com muita honra a homenagem. “É com uma satisfação muito grande que estou aqui hoje porque, afinal de contas, é um reconhecimento de um trabalho que a gente vem desenvolvendo há mais de 40 anos em Sergipe”, agradeceu Dr. Geraldo.
Outra homenageada, a ginecologista e obstetra, Drª. Ildete Soares Caldas, enaltece o lançamento da obra que batiza de memorável. “Vamos deixar para as gerações futuras a história desses médicos que lutaram pela profissão e que se dedicaram à vida profissional. Os nossos descendentes terão uma coisa viva da nossa história”, concluiu.
Homenagem Póstuma
No obra, a Somese, também prestou uma homenagem póstuma aos médicos Cleovansóstenes Pereira de Aguiar, Hugo Bezerra Gurgel, Hyder Bezerra Gurgel, Alexandre Gomes de Menezes Neto e José Augusto Soares Barreto que, infelizmente, por motivos maiores não participaram das gravações e não tiveram seus depoimentos registrados, mas fica na memória o legado e o reconhecimento deixados por esses profissionais que tanto se dedicaram à medicina sergipana em suas respectivas áreas de atuação e que farão parte da história do Estado.
Lista dos 30 Médicos homenageados:
Antônio Leite Cruz
Cleômenes Reis de Almeida Barretto
Dalmo Machado Melo
Delso Bringel Calheiros
Dietrich Wilhelm Todt
Djenal Gonçalves Soares
Eduardo Antônio Conde Garcia
Everton de Oliveira
Fedro Menezes Portugal
Francisco Guimarães Rollemberg
Francisco Prado Reis
Gilson Soares Feitosa
Hélio Araújo Oliveira
Ildete Soares Caldas
Iracema Barbosa Carneiro Leão
Jacy Meirelles Carvalho
José Abud
José Alves da Silveira
José Geraldo Dantas Bezerra
José Hamilton Maciel Silva
José Teles de Mendonça
Magali Dias Carvalho
Marcos Teles de Melo
Melício Rezende Machado
Raulino Galrão Lima
Reges Almeida Meira
Rosa Maria Sampaio Vilanova de Carvalho
Sinval Andrade dos Santos
Vollmer Bomfim
Zulmira Freire Rezende