phpThumb cache www.aracaju.se.gov.br src8f2bdf8504e87d2218427b25c865c779 par32df3178023bb7b71a84b9034b5fa75e dat1437309206

Há exatamente um ano a vida dos consumidores do bairro Farolândia começava a ser modificada. Em 19 de Julho de 2014, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), inaugurava o Mercado Municipal Vereador Milton Santos, que logo viria a compor o novo cenário do conjunto Augusto Franco, que nesta gestão recebeu uma nova circulação viária e novas avenidas, e melhorar a vida da comunidade que agora não necessitava mais se deslocar até os mercados localizados no Centro Comercial de Aracaju para realizarem suas compras.

Este primeiro ano serviu como um divisor de águas para os consumidores, que esperam as quartas-feiras e os domingos de cada semana para fazer suas compras. “No início foi difícil atrair o público, que estava acostumado a fazer as feiras nos dias de quarta e domingo. Mas ao perceberem que os preços dos comerciantes daqui eram compatíveis com os praticados por feirantes dos Mercados Centrais e das próprias feiras setoriais, eles começaram a aderir a ideia de fazer compras no Milton Santos, principalmente nos finais de semana, quando o fluxo de pessoas é bem maior”, diz Antonino Gomes Mateus, coordenador do local.

Frequentador do local desde a inauguração, o servidor público, Gledson Lima Alves, enumera as várias qualidades do mercado. “Eu fico muito feliz pelo governo municipal ter providenciado essa obra, em benefício a comunidade. O mercado tem um ano, permanece tudo limpo, bem estruturado, pintura nova, promoveu conforto, saúde, acessibilidade. Há mais de dez anos que eu não fazia feira nos espaços públicos por conta da insalubridade, preferia ir aos supermercados, e voltei a fazer aqui, por conta da higiene, do acolhimento, tenho percebido que quem gerencia o local está sempre atento quanto a obstrução e vandalismos, abordando de forma educada, quem pratica essas ações, e a prefeitura está de parabéns”, comemora Gledson.

phpThumb cache www.aracaju.se.gov.br src928569c663c188afa9fb27b8ca735764 par32df3178023bb7b71a84b9034b5fa75e dat1437309305

Já o gerente de vendas Rafael Farias de Abreu, a organização é um ponto primordial do Milton Santos. “O local é muito bom, tem boa higiene, você percebe a qualidade dos produtos a venda. Hoje eu acho muito melhor fazer as minhas compras aqui do que nos Mercados Centrais”, diz Rafael. Quem também aponta os benefícios do local é a administradora Lisana Valéria Costa. “A mudança realmente foi muito boa, facilita na questão da locomoção, sem contar a limpeza das barracas e do próprio prédio, ficou bem mais prático, muito bom”, enfatiza Lisana.

Não só os consumidores se mostram satisfeitos com o centro de compras, os comerciantes também fazem uma boa análise deste primeiro ano do Milton Santos. “A estrutura é muito boa, sobretudo os banheiros, que antes ninguém conseguia fazer suas necessidades. A limpeza, de fato, é um ponto importante, não tem ratos nem insetos. Todos os anos nós fazemos um curso para saber como manusear nossos alimentos, higienizar nossos boxes e atrair mais clientes”, conclui Antônio Carlos Ferreira, comerciante de hortifruti.

O mercado

A moderna instalação composta, por 11 mil metros quadrados, contem setores para venda de hortaliças, verduras, frutas, aves, laticínios, carnes, pescados, mariscos, além de produtos orgânicos e da agricultura familiar. Câmaras frigoríficas, palco, bloco administrativo, banheiros masculinos e femininos, auditório e um amplo estacionamento, atende não apenas os moradores da Farolândia, como também toda Zona Sul da capital.

Fonte: Prefeitura de Aracaju