marivan pavimentado

Satisfação, alegria e agradecimentos são alguns dos sentimentos da população do loteamento Marivan, que já usufrui dos primeiros benefícios da obra de infraestrutura que a Prefeitura realiza no local. Localizado no bairro Santa Maria, zona Sul da capital, o loteamento segue recebendo as etapas da obra, que já apresenta grandes melhorias no sistema de drenagem, esgotamento e pavimentação asfáltico.

Para o mestre de obras Augusto dos Santos, hoje com 82 anos, possui uma residência no Marivan há 9 anos, e relata com orgulho as transformações que estão acontecendo no loteamento. “Só em lembrar que quando vim morar aqui as ruas eram areias, lama e mato, agora me enche de satisfação ver esta rua asfaltada”, disse, enquanto caminhava pelo novo pavimento asfáltico da rua. Pedreiro durante 53 anos e conseguintemente mestre de obras, Augusto se diz admirador do prefeito João Alves por ser um engenheiro com prazer em construir, e finaliza com mais elogios à obra da Prefeitura. “O trabalho está sendo especial e muito bem feito. Estou feliz por ver estas transformações”.

Com estas primeiras intervenções da Prefeitura, que executa o serviço através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a realidade do loteamento Marivan já se divide entre o antes e o depois. Um dos moradores mais antigos da região, Gilmar Souza, 44, reside no local há 20 anos e é um dos mais entusiastas da obra, pois assistia da porta de casa a inércia das gestões anteriores com o loteamento, e em pouco tempo, com a atual gestão da PMA, vê e usufrui os benefícios que chegam com cada etapa da obra. “Logo quando cheguei aqui, as ruas eram fechadas, precárias e não havia energia. Era praticamente inabitável. O mais importante pra mim foi o serviço de drenagem, que já não me causa mais problemas com chuvas.” Segundo Gilmar, nenhuma outra gestão fez o que a atual tem feito no local, e finaliza com uma expressão alegre: “Agora tenho prazer em morar aqui”.

A dona de casa Jacira Isidoro, 42, mora há 7 anos no Marivan e é mais uma moradora que sente os benefícios que a obra vem trazendo para o loteamento. Apesar dos benefícios com a rede de drenagem e do novo pavimento, para ela, a principal melhoria foi o acesso de serviços como ambulâncias, policiamento e caminhão de recolhimento do lixo por todo loteamento. “É bom ver essas melhorias e tenho a expectativa de que tudo isso seja ainda melhor com o fim da obra”, finaliza com um sorriso no rosto.

A obra

Encontrada paralisada e apresentando problemas no projeto executivo e sem os estudos necessários exigidos pela complexidade da obra, a exemplo da falta de absorção de águas nas camadas próximas à superfície, já que a área possui solo mole e um lençol freático, a Prefeitura de Aracaju reiniciou no fim do mês de setembro a obra de infraestrutura do loteamento Marivan.

No total são mais de 50 ruas do loteamento contempladas com implantação da rede de drenagem pluvial, esgotamentos sanitários, terraplanagem, pavimentação asfáltica e paralelepípedo, com investimentos que somam mais de R$ 16 milhões, fruto da parceria da Prefeitura de Aracaju com o Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). A partir destes investimentos, uma nova realidade social e urbanística se fará presente no cotidiano dos moradores da comunidade.

Fonte: SECOM Aracaju