RTEmagicC Roberto Talma 560x360 txdam262167 d7c6ba.jpg

Morreu na madrugada desta quinta-feira (23), aos 65 anos, Roberto Talma, importante e premiado diretor da TV Globo. Ele estava internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, desde março e a causa do óbito foi falência múltipla dos órgãos.

Em entrevista Bom Dia Rio, a atriz Maria Zilda Bethlem, que foi casada com o diretor, confirmou e lamentou o falecimento. “Como profissional todo mundo viu o que o Talma fez. Ele começou praticamente quando a TV Globo começou. Fez muitas coisas, inovou muito a linguagem nas telenovelas principalmente, nos musicais. Era uma pessoa muito talentosa”, disse a atriz.

Roberto Talma nasceu em São Paulo, em 29 de abril de 1949, mas passou a maior parte de sua vida no Rio de Janeiro. Sua família era proprietária de um circo no interior do estado, sendo a mãe bailarina e o pai coordenador de programação da TV Rio. Talma começou a carreira profissional aos 9 anos, na TV Record, integrando um grupo de sapateado que se apresentava no programa ‘A grande gincana Kibon’.

Ele também trabalhou na TV Excelsior e na TV Tupi, até entrar na Rede Globo em 1969. Com um currículo de sucesso, o profissional dirigiu grandes produções como ‘Saramandaia’ (1976), ‘Anos Dourados’ (1986) e ‘Malhação’ (1995). Ele também foi responsável pela escalação de núcleo de ‘O Profeta’ (2006) e Gabriela (2012), entre várias outras.

Roberto Talma teve algumas internações por conta de infarto desde 2002. A mais recente tinha sido em 2012, quando se submeteu a uma angioplastia. O diretor deixa um filho, Rafael Talma, de seu casamento com Maria Zilda.

Fonte:Ibahia.com