Foi aberto nesta segunda-feira, 22, no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc) Centro em Aracaju, a Mostra Encontro com o Cinema Alemão. O evento prossegue até o dia 30 de setembro com a exibição de filmes contemporâneos produzidos na Alemanha, sobre aspectos da vida cotidiana no país. Na programação, mediações com professores da Universidade Federal de Sergipe e palestras com a participação de estudantes.
A Mostra é uma realização do Departamento Nacional do Sesc com o BDI Brazil Board, o Goethe-Institut, o Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha e o Ministério para Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha.
?Serão exibidos dez filmes que abordam três temas fundamentais: a sociedade alemã e contemporânea: a família, o mundo do trabalho e o existencialismo humano e trata da Temporada da Alemanha no Brasil 2013-2014, numa iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Outro ponto em destaque na Mostra é a 2ª Guerra Mundial, com a rendição alemã e a queda do Muro de Berlim, em 1989 [unificação da Alemanha]?, ressalta o gerente de Cultura do Sesc Centro, Wolney Nascimento.
Entre os filmes exibidos, estão Bem-vindo Alemanha, de Yasemin Samdereli, mediado pelo professor e mestrando em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe, Cristiano Leal; Nenhum Lugar para ir, de Oskar Roehler, mediado pelo professor Doutor, também da UFS, Romero Venâncio; Adeus Lenin, que será mediado nesta terça-feira, 23, pela jornalista e mestranda em Comunicação da UFS, Suyene Correia e 4 Dias em Maio, de Achim von Borries.
Fonte: Infonet