É tempo de milho!
Ingrediente principal na culinária dos festejos juninos, a hortaliça pode ser utilizada na composição de doces e salgados
Quando ralado ou triturado, de cada 100 g do milho “in natura” são aproveitados apenas 40 g.
É tempo de arrasta-pé, fogueira, fogos, bandeirinhas coloridas e comidas típicas. A pitada que dá o toque especial ao coquetel cultural é a diversidade de quitutes, que passam de geração a geração. Nesse período do ano, o milho está em evidência em nossas plantações, sendo à base da maioria dos pratos.
Ótima fonte de fibras, o milho auxilia no bom funcionamento intestinal. Também possui vitamina A e C, potássio e ferro. O milho cozido é a versão mais saudável, desde que consumido sem muito sal. O óleo de milho é o mais indicado para uso culinário, pois dificulta a formação de gordura no sangue, reduzindo o nível de colesterol.
Na hora de comprar o produto, escolha sempre as espigas com folhas de cor verde bem vivo e de cabelo marrom escuro. Quanto mais amarela e seca a casca, mais duro será o milho. Muitas vezes ele é vendido já descascado. Nestes casos, preste atenção na parte de baixo da espiga – aperte-os com as unhas, se soltar um pouco de líquido é sinal de que o milho está bom. Compre sempre as espigas que têm grãos até a parte de cima.
Quanto verde, o milho deve ser guardado na gaveta de verduras da geladeira sem casca e cabelo, assim ele se conserva bom por até 10 dias. Se for preciso conservá-lo por mais tempo, é recomendável guardar no congelador. Dessa forma pode-se conservar o mesmo por um mês, embora perca um pouco o sabor e fique mais duro. Os grãos soltos de milho verde devem ser guardados em recipientes bem fechados.
O milho é ingrediente de várias receitas doces e salgadas. Além das espigas assadas ou cozidas, a canjica, pamonha, o mungunzá, bolo, pão, bombocado e cuscuz não podem faltar nas festas juninas. Existem também algumas composições mais sofisticadas, como suflê, pudim, creme e nhoque.
Simples e com poucos ingredientes, aqui vai uma receita deliciosa para você incrementar o seu arraiá de gostosuras: Mousseline de milho verde em camadas ao queijo minas, uma ótima opção também para acompanhar o cafezinho do final da tarde. Leve, saboroso e prático de fazer, a família e os amigos vão adorar!
Receita da Semana
MOUSSELINE DE MILHO VERDE EM CAMADAS AO QUEIJO MINAS
INGREDIENTES
*3 espigas de milho verde, bem granadas e firme
*2 xícaras (chá) de água
*3 colheres (sopa) rasa de manteiga
*1 pitada de nós moscada
*Sal a gosto
*2 xícaras (chá) de pedaços de queijo minas fresco
*50g de parmesão ralado na hora
MODO DE PREPARO
1. Corte o milho verde, coloque no liquidificador com a água e bata bem.
2. Em uma panela, coloque a manteiga, o milho batido e leve ao fogo. Cozinhe bem por uns 15 a 20 minutos, se ficar duro acrescente mais água para dar um ponto de polenta mole e cremosa.
3. Acrescente nós moscada e o sal. Misture bem.
4. Desligue o fogo, e em pequenas panelinhas ou ramequins coloque uma camada do creme de milho, um pouco de queijo, mais creme de milho e finalizar com parmesão ralado da hora.
5. Leve ao forno ou a micro ondas para gratinar e derreter o queijo. Cuidado que vai ser bem rápido.
Dica: A receita pode ser preparada umas 6h antes. Deixe montados, pois é só gratinar na hora de servir.
HARMONIZAÇÃO
Vinho branco seco Santa Alvara Chardonnay 2010, produzido pela Casa Lapostolle no Chile.
E Viva São João! Deliciem-se!!!
Abraços,
Osanilde Oliveira.