A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) participaram da Elaboração do Plano Estratégico de Marketing Turístico do Brasil, desenvolvida pelo Ministério do Turismo (Mtur). O Plano envolverá um amplo diagnóstico da oferta, promoção e demanda nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, proporcionando assim o alinhamento e desenvolvimento de uma estratégia integrada que envolva Estados e Municípios. Na oportunidade, foi realizada pelo Mtur a análise da realidade atual, considerando as potencialidades e desafios para incrementar o fluxo de brasileiros viajando pelo próprio país com a Oficina de Trabalho com Entidades e Lideranças Empresariais do Turismo para Diagnóstico e Elaboração do Plano de Marketing do Brasil, além disso, foi realizada também uma reunião de trabalho com a equipe técnica de gestão estadual do turismo.
?Neste primeiro momento primeiro momento estamos focados na coleta de informações com a equipe técnica das secretárias sobre o que o estado tem realizado no turismo. Realizamos também entrevistas com os gestores do turismo sobre as ações desenvolvidas e em seguida realizamos uma oficina com o e empresários que também passam por uma coleta de informações. Vamos trabalhar na realização de uma proposição de Plano de Marketing, e assim, o MTur saberá quais as ações sugeridas para o desenvolvimento de marketing para cada estado?, explica a consultora Nelma Fidelis.
A iniciativa do Ministério foi elogiada pelos gestores do Turismo em Sergipe, que esperam que essa coleta de dados se transforme em um plano adequado para as necessidades do turismo do estado. ?Estamos investindo na divulgação na capacitação de mão-de-obra, estruturação de alguns roteiros e na promoção e realização de eventos. Já em alguns municípios estamos realizando o fortalecimento de nossas estratégias. Precisamos dar continuidade e com este Plano de Marketing Turístico do Brasil esperamos efetivar de vez essas ações. Sergipe tem um potencial enorme que ainda falta ser trabalhado, principalmente em relação aos novos roteiros que estamos desenvolvendo. É preciso unir forças com todos, principalmente com o MTur para desenvolvermos turisticamente ainda mais o estado de Sergipe?, ressaltaram o secretário adjunto do Turismo, José Roberto Lima.
Nas ações estratégias de apoio à comercialização do produto turístico sergipano, o presidente da Emsetur afirmou que merecem destaque as novas realizações desenvolvida pela empresa. ?Precisamos dar continuidade aos nossos projetos de promoção do estado, a exemplo da volta em participação em feiras internacionais e a colocação de 220 painéis de roteiros do estado no metro de Santiago no Chile. Sergipe esteve presente nas maiores feiras e eventos do país e não posso deixar de ressaltar a realização de capacitações de operadores como o nosso projeto, Embaixador de Sergipe e na divulgação dos nossos roteiros em revistas especializadas nacionais e internacionais?, destacou Paulo Henrique Sobral.
Plano Estratégico x Turismo Sergipe
O diretor da Emsetur, Armando Batalha Júnior, destacou a importância da elaboração do Plano Estratégico de Marketing Turístico do Brasil. “Hoje tivemos uma reunião extremamente oportuna e de suma importância para o turismo em Sergipe, tendo em vista que estes planos irão fundamentar quais as metas para nosso Estado para que assim possamos realmente tomar a medida correta para que o Estado de Sergipe avance ainda mais no turismo.”
De acordo com Carlos Henrique Goes, gerente do Jatobá Praia Hotel, esta é uma forma de ter uma informação mais precisa para atrair novos investimentos. “Com esse plano de marketing temos a informação da disponibilidade e do percentual que existe de público viável no nosso marketing interno e, ao mesmo tempo, o governo também demonstra as possibilidades dentro desta realidade; de onde buscar o cliente, de onde buscar o nosso potencial turístico para trazer o turista ao Estado e com isso nos traz a capacidade como empresário de poder atrair novos investimentos.”
“Quando pensamos em evoluir no turismo é preciso pensar também em um plano de marketing bem elaborado, sempre escutando os municípios e aliado ao Estado para que a gente possa ter um alinhamento de nossas políticas públicas e principalmente da nossa promoção do destino”, ressaltou o secretário em exercício da Indústria Comércio e Turismo, Fábio Andrade.
Fonte: Imprensa SETUR