foto.acidente

O final de semana foi marcado por grande número de acidentes nas rodovias estaduais e federais do Estado de Sergipe, e em todos os sete municípios que formam a Grande Aracaju. Em pleno período em que se realiza a Semana Nacional do Trânsito, que tenta conscientizar os motoqueiros e motoristas a transitarem com maior prudência, os números de colisões não pararam de subir no estado. Na capital mais um acidente grave foi registrado na Avenida Beira Mar, zona Sul, próximo ao Palácio de Veraneio. Ao transitar em alta velocidade pela popular curva da morte, o condutor de um Gol Rallye, de placa NVL 7375, perdeu o controle e acabou colidindo com uma árvore.

Diante da violência do impacto, a árvore de mais de 20 anos acabou caindo sobre o veículo que ficou dividido em dois eixos. O fato ocorreu na madrugada de ontem e para salvar a vítima que ficou presa às ferragens foi preciso duas equipes especializadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ao chegar ao local os médicos e enfermeiros identificaram a necessidade em acionar o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) para que colaborasse com a ocorrência. Esse foi o terceiro acidente registrado na região em menos de um mês. Nos últimos dois anos três pessoas perderam a vida na região após se envolverem em acidentes automobilísticos. Para moradores, o jovem teve sorte em sair ileso.

Morador do bairro há mais de 30 anos, o comerciante Lindonor Passos disse ter ouvido barulhos semelhantes a freadas de carro seguidas de um impacto mais forte. Diante da representativa quantidade de colisões com postes, ele acreditou que mais um havia sido derrubado. “Quando cheguei aqui percebi que se tratava de uma árvore e como ela estava caída bem no meio, achei que o rapaz estava morto. Sempre que escuto esses barulhos eu corro pra tentar ajudar. Às vezes dá certo, outras não. Dessa vez posso dizer que ele foi premiado e nasceu de novo”, pontuou. Em decorrência destes acidentes, a via é considerada pelos órgãos públicos de fiscalização como uma das mais perigosas de Aracaju.

Segundo o sargento Nildo de Santana, responsável pela equipe de resgate do CBM que trabalhou na ocorrência, apenas após a conclusão do laudo técnico é que a causa, ou as causas do acidente serão reveladas. Assim que o efetivo chegou ao local conseguiu conversar com o rapaz que até a tarde de ontem não havia tido o nome divulgado, mas o diálogo não foi extenso a fim de não prejudicar a operação. “Preferimos evitar que ele se esforçasse demais para falar porque estávamos prevenindo a saúde dele e justamente por isso que decidimos parar o interrogatório. As causas só devem sair daqui a uma semana, mas diante mão podemos afirmar que ele teve muita sorte”, declarou.

Paralelo às críticas de motoristas e familiares de vítimas, que por ventura se envolveram em um acidente neste trecho, a falta de sinalização, lombadas eletrônicas ou quaisquer ação governamental não reflete a real causa destas colisões. Para o frentista Eduardo da Costa, que trabalha nas proximidades, a imprudência dos motoristas é, sem dúvidas, a principal causa. “E olhe lá se não for a única causa. Muitos acham que são pilotos de Fórmula 1 e transformam essa pista em uma arena de corrida. Tenho certeza que se esse motorista e os demais que passaram por situação parecida tivessem abaixo de 60 km/h, nenhum poste ou árvore teriam sido derrubadas”, afirmou.

Rodovias – Pela Assessoria de Comunicação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi informado que desde a última sexta-feira até domingo, (21 de Setembro), a corporação em Sergipe registrou 11 acidentes nas BRs. 26 veículos se envolveram nesses acidentes que deixaram três feridos e um morto. Os agentes federais fiscalizaram 547 veículos, dos quais 244 foram autuados por infrações de trânsito.

Fonte: Por Milton Júnior (Aracajufest)