Nasf

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que faz parte da Rede de Atenção Primária (Reap), realizou durante o ano de 2014 um total de 10.026 atendimentos. De janeiro a dezembro foram atendidas 6.071 através de consultas individuais, 764 consultas compartilhadas, 428 atendimentos em grupos, 1.797 visitas domiciliares, além de 201 usuários em acompanhamento.

Atualmente fazem parte do Nasf, 52 profissionais que formam nove equipes, atendendo 23 Unidades de Saúde da Família (USF). Os núcleos são formados por profissionais de diferentes categorias, como fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, farmacêuticos e terapeutas ocupacionais, que apoiam a estratégia de saúde da família no atendimento clínico e na educação em saúde da população assistida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Dentre as atividades desenvolvidas por estes profissionais estão ações preventivas, ações de promoção, atendimentos individuais, coletivos, familiares e compartilhados, rodas de conversa e palestras com temas relacionados a saúde, em todo o ciclo de vida do usuário, seja ele criança, adolescente, adulto ou idoso.

Segundo a coordenadora do Nasf, Clesimary Evangelista Molina Martins, o ano de 2014 foi bastante positivo com vários projetos e atividades desenvolvidas. “Durante todo o ano desenvolvemos cerca de 95 projetos, 494 atividades nas salas de esperas das Unidades de Saúde, 532 atividades em grupo, 322 atividades educativas e ainda demos orientações a 1.269 pessoas. Nosso objetivo é fortalecer e aumentar a resolubilidade das ações de saúde e com isso proporcionar uma melhor qualidade de vida para os usuários do nosso município”, destacou.

Equipes

A coordenadora ainda explica que as equipes do Nasf são distribuídas por regiões, e durante o ano várias reuniões, capacitações e rodas de conversas foram realizadas. ?Tivemos uma estimativa de 420 reuniões com as equipes do Nasf, 206 com as equipes e coordenadores, 262 com as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), além disso, oferecemos 180 rodas de conversas e capacitações aos profissionais?, afirmou.

O Nasf foi criado pelo Ministério da Saúde (MS) em 2008, e implantado em outubro de 2013 em Aracaju, com a proposta de ampliar as ações das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), fazendo com que as USFs tivessem mais profissionais de especialidades que não estavam contempladas na equipe mínima do PSF.

Fonte: SECOM Aracaju