O clima foi de festa durante a abertura da 62ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros, que começaram nesta quinta-feira (30 de outubro), no Clube do Banese, em Aracaju, Sergipe. O evento, que é a maior competição universitária do Brasil e realiza em 2014 sua maior edição, celebrou o início de suas atividades numa cerimônia repleta de apresentações especiais.
Com cerca de uma hora de duração, a abertura contou com atrações culturais típicas da capital sergipana, como a Orquestra Sinfônica da Cidade de Aracaju, formada por 350 crianças e adolescentes, e uma quadrilha junina tradicional. Além disso, os atletas de cada estado participaram do tradicional desfile das delegações, tendo o tenista sergipano Victor Maynard recebido a honra de acender a pira do JUBs 2014 e carregar a tocha durante a abertura.
Estiveram presentes, o Prefeito de Aracaju, João Alves Filho, secretário de juventude e esporte de Aracaju, Carlos Eloy, acompanhados de Ricardo Cappelli, Secretário Nacional de Esportes do Ministério do Esporte, Lars Grael, diretor técnico da Confederação Brasileira de Clubes (CBC) e Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Flávio Mendonça, presidente da Federação Acadêmica Atlética de Estudantes em Sergipanos (FAES).
Para Ricardo Cappeli, o momento foi de celebração. “Eu acompanho esse trabalho há 10 anos e a CBDU está de parabéns pela realização de mais uma edição dos JUBs, que é um evento que a cada ano cresce e se desenvolve mais. É um evento que não é só importante pelo significado do desporto universitário, mas pelo grande momento de integralização e oportunidades de conhecimento que é ofertado aos atletas. O JUBs é do Brasil”, disse o representante do Ministro do Esporte.
Lars Grael complementou, “O desporto universitário é estratégico e há sempre uma grande expectativa quando o evento é bem realizado, principalmente por conta da proximidade das olímpiadas em 2016. Aracaju é uma cidade belíssima, com poucos problemas urbanos e uma boa estrutura esportiva. O JUBs 2014 já é um evento grandioso e espero que também seja um marco histórico”, fala o ex-atleta e um dos grandes nomes do esporte de todos os tempos.
Os protagonistas dos JUBs – esportistas universitários que chegam de todas as partes do país – também não esconderam a sua animação. É o caso de Gabriel Pinheiro, judoca sétimo colocado no ranking mundial sub-21, representante da Uninassau, de Pernambuco. “Eu estava em treino com a seleção brasileira para o mundial, achei que não ia dar nem tempo de participar do evento. Estou empolgado, ansioso e preparado pra fazer uma boa competição”, conta.
As disputas dos JUBs 2014 começaram oficialmente na manhã dessa quinta-feira (30 de outubro), com a 1ª etapa do xadrez e seguem até o domingo (9 de novembro). Nesta sexta (31 de outubro), a partir das 9h terão início: judô, natação, ginástica rítmica e tênis. Às 15h estreia o atletismo, na pista da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Na próxima semana, a partir da terça (4 de novembro) até o dia 9, será a vez das competições coletivas (Basquete, Futsal, Voleibol e Handebol) estreiam no evento.
A 62ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Aracaju 2014 é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, com co-realização da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), Federação Atlética de Estudantes em Sergipe (FAES) e Ministério do Esporte.
Fonte: SECOM Aracaju