Umas das primeiras medidas da atual gestão para deixar a malha viária da capital com as condições necessárias para garantir segurança no trânsito foi intensificar as ações de recuperação e manutenção do pavimento asfáltico. Após estudos que apontavam o envelhecimento de cerca de uma década, aliado à falta de investimento das antigas administrações, foi preciso uma iniciativa mais arrojada e urgente para equacionar os problemas apresentados nas vias públicas.
Foi com o intuito de atender as demandas da população que há mais de um ano a Prefeitura de Aracaju criou o programa Rodando no Macio, cujo objetivo inicial era recuperar cerca de 450 mil metros de vias públicas, incluindo o recapeamento asfáltico das 36 primeiras ruas e avenidas com maior fluxo de veículos, mas com previsão de alcançar todos os bairros da cidade.
Nestes mais de 12 meses de implantação do Rodando no Macio, mesmo com algumas intercorrências, o programa já recuperou importantes corredores de trânsito, a exemplo das ruas Mariano Salmeron, no Siqueira Campos, e Celso Oliva, 13 de Julho; as avenidas Marieta Leite, No bairro Jardins e Heráclito Rolemberg, no trecho entre o bairro São Conrado e o Distrito Industrial de Aracaju (DIA).
Mais recente, aproximadamente 40 ruas que cortam os conjuntos Jardim Esperança, Beira Rio e loteamento Parque dos Coqueiros, no Inácio Barbosa, foram recapeadas. A atuação na região foi fruto do aumento do fluxo de veículos e de alterações no transito com a entrega pela PMA do Complexo Viário Governador Marcelo Déda. No local foram aplicadas mais de 6 mil toneladas de asfalto.
Ações continuam em novas áreas
Atualmente, o Rodando no Macio se concentra na Dr. José Thomas D’Ávila Nabuco, conhecida como Canal 5, no conjunto Augusto Franco, entre os trechos da rótula do farol até a Avenida Heráclito Rolemberg. No total, cerca de quatro quilômetros serão recapeados e serão aplicadas mais de 2.800 toneladas de asfalto.
De acordo com a presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Socorro Cacho, já foram aplicadas mais de 13 mil toneladas de asfalto nas vias públicas, o que significa que a PMA tem investido em políticas que consolidem a infraestrutura e a mobilidade da capital. “Os números confirmam o trabalho da Prefeitura e os investimentos feitos para melhorar a qualidade da malha viária. Desde que foi implantado, o Rodando no Macio segue uma agenda que alcança novas áreas. Por exemplo, após recapear a avenida Canal 5, a estimativa é levar o programa para a área central de Aracaju”, informa a engenheira.
Fonte: SECOM Aracaju