overweight Women measuring her belly

Para falar de Obesidade, atual Epidemia Global, não é preciso recorrer aos dados estatísticos para comprovar que o número de pessoas com sobrepeso ou obesas aumenta a cada dia, basta apenas sair de casa para comprovar tal fato, realmente a população está engordando.

O acúmulo de gordura deixou de ocupar funções vitais no organismo para adquirir outras funções que podem levar sérias implicações a saúde. Funções que são inerentes a vida, como : reserva energética e proteção térmica, estão sendo somadas a funções que desencadeiam respostas inflamatórias e que trazem repercussões negativas ao metabolismo.

obesidade 3

Nosso corpo desde a antiguidade foi programado para acumular gordura. Há milhões de anos, nossos ancestrais tinham outro estilo de vida, lutavam para adquirir seu próprio alimento, precisavam sobreviver a baixíssimas temperaturas e precisavam se adaptar a períodos de escassez alimentar, sem falar na movimentação constante para adquirir suas fontes de consumo. Literalmente, era a luta a favor da sobrevivência. Acredito que aqueles mais adaptados, ou seja, que possuíam maior capacidade de armazenar gordura foram os sobreviventes, isso nos remete ao saudoso naturalista, Charles Robert Darwin, que explica o processo evolutivo a partir Seleção Natural, onde os mais adaptados se perpetuam nas próximas gerações.

O que sofremos nos dias atuais? Este organismo que foi adaptado a armazenar gordura não consegue suportar aos padrões de vida da pessoa moderna. Praticamente ninguém precisa mais caçar, pescar e plantar. Hoje o acesso ao alimento ficou muito mais fácil, sem falar nos serviços de Disk Entrega e Fast Food. A comida rápida para o consumo já faz parte da vida de todos, tanto daqueles de classes socioeconômicas mais altas quanto das baixas. As pessoas passaram a comer mais e a se exercitar cada vez menos. Segundo Alfredo Halpern, em seu artigo A Epidemia de Obesidade, afirma que a obesidade é uma doença resultante do conflito entre genes antigos e vida moderna.

obesidade 2
Doenças e problemas que podem ser causados pela obesidade.

O resultado não poderia ser diferente, a gordura tem acumulado de forma excessiva na composição corporal das pessoas. De uma coisa tenha certeza a célula adipócita (célula de gordura) não tem limite de crescimento, é só fornecer mais combustível (alimentos em excesso) para que ela cresça e se multiplique cada vez mais.

Não podemos deixar que o excesso de gordura desvie suas funções vitais para ganhar funções que lhe promova no futuro doenças crônicas, como: Diabetes, Hipertensão, Doenças Cardiovasculares, Doenças Renais, Doenças Hepáticas, Doenças Inflamatórias Intestinais,  entre outras.

O pai da doença pode ser até desconhecido por muitos porém na maioria das vezes a mãe dela é muito conhecida e se chama OBESIDADE. Para ficar doente não precisa apenas ter predisposição genética, é só estar exposto ao meio, por isso não deixem que a correria dos dias atuais lhe traga consequências que podem ser irreversíveis no futuro.  Para que ser tão moderno e não estar de bem com seu organismo, com sua mente, ou melhor, com seu corpo ?

  • Para mais informações, agende horário com a nutricionista Flávia Rocha: [email protected]hotmail.com ou pelo número (79) 99911-5724  | 3246-3474.
Flávia Rocha