A nova iluminação com lâmpadas de LED

Organizar a cidade e zelar pelo bem-estar da sua população envolve, além de garantir acesso à saúde, educação e segurança, a manutenção e preservação dos espaços públicos. A Prefeitura de Aracaju vem conduzindo as ações por toda a capital de forma a agradar os seus moradores e levar até eles serviços que venham facilitar a rotina de quem vive por aqui.
Algumas importantes obras e intervenções estão em pleno desenvolvimento na cidade e os investimentos são focados, sempre, na garantia de dias melhores. Em todas as regiões de Aracaju, as mudanças são percebidas facilmente. Além da visível alteração na estrutura física de algumas localidades, a satisfação da população também é um fator importante para se ter a real ideia de como as boas intervenções têm modificado a realidade de quem mora na capital.

O conjunto Jardim Centenário, por exemplo, é um dos locais recentemente assistidos pela administração municipal. Por lá, os moradores ganharam um espaço de lazer e socialização que também servirá como orientação para o tráfego. Por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), o conjunto localizado na Zona Oeste de Aracaju, recebeu ações diárias para a revitalização da rótula que servirá como praça.

Os serviços realizados incluíram a aplicação de uma camada asfáltica e pintura no pavimento da praça e das calçadas, pintura dos bancos, alambrados, barras para exercícios físicos e outros equipamentos de uso frequente para o lazer. Uma rampa também foi criada para garantir a acessibilidade.

Morador do conjunto há 20 anos, José Hamilton Silva Júnior, destaca a importância da pracinha para a comunidade. “Por muito tempo nós cobramos dos gestores que organizasse este local, mas não éramos atendidos. Agora, mudou até o aspecto do lugar. Essa reforma tem grande importância para todos os moradores, está sendo uma grande melhoria para nós. Só tenho a agradecer, principalmente para as pessoas que precisam usar cadeiras,” destacou o morador.
Josefa Domingas mora no Jardim Centenário bem próximo à área reformada e aprova a revitalização. “É motivo de alegria para quem mora aqui, eu aprovo. E para nós que somos mães poderemos trazer nossos filhos para brincar e se divertir. Parabéns a Prefeitura pela iniciativa”, comentou.

Maternidade

No início de junho deste ano, tiveram início as obras da primeira maternidade municipal de Sergipe. O novo prédio será instalado no bairro 17 de Março e irá desafogar as maternidades estaduais existentes. Orçada em cerca de R$11 milhões, a obra, assim que concluída, será um dos marcos da gestão na saúde de Aracaju.

A nova maternidade contará com uma área total de 5.600 metros quadrados, quatro pavimentos, dois elevadores medicinais amplos, centro cirúrgico, salas climatizadas e um vasto estacionamento. A obra segue em ritmo acelerado para cuidar o quanto antes da saúde das futuras mamães, o que justifica o alto investimento.

Magna dos Santos, dona de casa e moradora do 17 de Março fala sobre o benefício. “Vai ser muito útil, moramos em uma comunidade carente que cresce bastante. A taxa de natalidade é muito grande aqui, então essa maternidade é uma prioridade”.

A obra visa assistir as necessidades da população, já que o aracajuano sofre com a superlotação nas maternidades Santa Isabel e Nossa Senhora de Lourdes, essa última, inaugurada no Governo Estadual de João Alves para atendimento de partos considerados de alto risco. Hoje, pela falta de leitos em outras maternidades, a N. S. de Lourdes atende a todos os tipos de parturientes. A nova maternidade municipal permitirá, então, a reestruturação da rede de Saúde.

Para Patrícia do Nascimento a nova maternidade será positiva por diversos fatores “Antes as mães precisavam se deslocar em busca de atendimento. Com esse benefício, teremos tudo próximo a nós”.

Luiz Felipe dos Santos, que trabalha na obra e é morador do 17 de Março, ressaltou a importância da obra na comunidade. “Vai beneficiar e muito. Eu não sou pai ainda, mas vejo a dificuldade que as mães passam até chegar em uma outra maternidade, até por causa da distância. O nosso bairro, aos poucos, está ficando completo, com tudo o que a população precisa”, explicou Luiz Felipe.

Iluminação da Beira Mar

Alguns importantes reparos estão sendo feitos na avenida Beira Mar, umas das principais vias da cidade. Entre limpeza da vegetação próxima aos mangues e ciclovias da Av. Antonio Alves até a Av. Beira-Mar, pintura do meio-fio, reforma e pintura dos bancos e aparelhos de ginástica, recuperação da rede asfáltica, a administração também acatou uma necessidade que a população vinha reivindicando e realiza a mudança da iluminação em toda a extensão.
Lá, a Prefeitura de Aracaju realiza a substituição das luminárias convencionais de lâmpadas de vapor de sódio de 400W, por lâmpadas de LED de 200W. Com o investimento de 1 milhão e 650 mil reais, a medida é benéfica, tanto para a economia, quando para a qualidade da iluminação. Ao todo serão substituídos 101 postes, totalizando 724 lâmpadas.

Fonte: SECOM Aracaju