O último domingo, 27, foi marcado pela ‘16ª Parada de Orgulho LGBT Sergipe’, realizada na Orla de Atalaia, um dos principais cartões postais de Aracaju. Entrando no clima, nesta quarta-feira, 30, a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), através do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD), realiza mais uma edição do ‘Ocupe a Praça’, com o tema “A Ressaca da Parada”. Uma das atrações é a exibição do filme de Leandra Leal, “Divas Divinas”. Uma das atrizes da trama, Divina Valéria, uma das primeiras transformistas do país, estará presente no evento.
O ‘Ocupe a Praça’ vem ganhando cada vez mais espaço na comunidade aracajuana por levar importantes temas de interesse social para discussão através do audiovisual. Desta vez, o público LGBT participa da edição especial do projeto que, além de exibir um filme que é um marco na história do cinema brasileiro, ainda será composto por música eletrônica com o DJ JO-EL.
De acordo com a coordenadora do NPD e organizadora do evento, Carol Westrup, as edições especiais temáticas do ‘Ocupe a Praça’ têm como objetivo aproximar determinados públicos e também sensibilizar a sociedade em relação aos contextos sociais. “O evento tem como proposta dialogar com os diversos segmentos e públicos que fazem eventos culturais, e a comunidade LGBT está inserida nesse contexto. Pensando nisso, nós entendemos que poderíamos estender a programação da parada, fazendo essa ressaca da parada, a fim de dialogar com as entidades e movimentos. Trazendo mais um momento de socialização e descontração para o público LGBT”.
Divina Valéria é considerada um ícone para comunidade LGBT. Ela foi uma das primeiras transformistas do Brasil. Desde a década de 60, Divina vem abraçando as causas lutando pelos direitos do público LGBT. Ainda, segundo Carol, o Centro Cultural de Aracaju ficará colorido com as cores do arco-íris. “Essa edição é ainda mais especial porque teremos a honra de dialogar com uma verdadeira estrela, que representa o público e que luta por suas causas. Além disso, a maravilhosa ainda fará uma apresentação “bafo” que tenho certeza que vai deixar todos de boca aberta”, disse a coordenadora.
A programação contará ainda com um show de transformismo com as turmas da Associação de Defesa dos Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais do Estado de Sergipe (Adhones) e Associação dos Travestis e Transexuais de Sergipe (Astra).
Ocupe a Praça
O projeto “Ocupe a Praça” é desenvolvido desde maio deste ano com o objetivo de revitalizar o centro de Aracaju a partir de uma alternativa cultural envolvendo cinema, música e gastronomia, em plena praça General Valadão, tendo o Centro Cultural de Aracaju como espaço privilegiado. O evento tem média de 250 pessoas por edição se configurando como mais opção de lazer no calendário cultural da cidade.
Programação
19h – Exibição de Divinas Divas com a presença de uma das atrizes, Divina Valéria;
21h – Apresentação Artística de Transformismo (Astra e Adhones)
21h – DJ JO-EL na praça
Fonte: Assessoria de Imprensa