Descerramento da placa

Com público impressionado e emocionado, a Galeria J Inácio reabriu suas portas na noite de ontem (14), às 20h. Com o vernissage “Sergipe, cor e cultura”, de Adauto Machado, a Galeria volta às atividades cheia de vida.

Além da abertura do vernissage, que ficará exposta na Galeria J Inácio pelos próximos 30 dias, a programação da reinauguração contou com a participação de trio pé de serra e de grupos artísticos, que mesclaram sons e ritmos, dando ainda maior ênfase à diversidade cultural retratada nas obras de Adauto. ?Essas manifestações culturais representam Sergipe. E a galeria é para o estado uma referência cultural. Não sem razão, ela tem como Patrono J Inácio, que é o grande artista de Sergipe de todos os tempos. Fazer a reabertura apresentando um trabalho tão especial, feito exclusivamente para este evento, por Adauto Machado é um motivo de muita satisfação e muita comemoração?, declara Mário Britto, curador da exposição.

A Galeria J Inácio foi inaugurada em 1981, com exposição do artista plástico Ronaldo Gomes de Oliveira, o ?Caã?, filho de J Inácio, que fez questão de prestigiar a noite de reinauguração do espaço. ?A reinauguração da Galeria, para mim, é um orgulho porque está evidenciando o nome de meu pai, o meu nome e nossa história. Adauto, que expõe aqui hoje, é um amigo de longas datas. Tudo na noite de hoje é motivo de muita alegria”, relata. Para Adauto, a lembrança de J Inácio se fez ainda mais presente. ?O que eu sinto é uma mistura de saudade, orgulho é bastante alegria. Estou muito honrado por reinaugurar esse espaço, que leva o nome de um grande artista e um grande amigo meu?, confidencia.

Galeria J Inácio em novo espaço dentro da Biblioteca Pública Epifânio Dória

Galeria J Inácio em novo espaço, dentro da Biblioteca Pública Epifânio Dória

Nesta nova fase, a Galeria J Inácio ocupa a sala antes destinada às atividades do Conselho Estadual de Cultura. Nela, foi feia uma reforma estrutural, que compreendeu a recuperação do sistema de ventilação e a instalação de iluminação adequada para receber as peças de artes dos mais variados segmentos das artes plásticas. A reforma agradou a presidente do Conselho Estadual de Cultura, Ana Luiza Valadares. ?A galeria é um presente para os sergipanos. Ela está muito bonita e deu mais vida à Biblioteca?, analisa.

A reestruturação contou com a participação ativa da equipe da Secult, que conduziu diretamente as modificações no espaço. Jane Junqueira, que assumiu a gestão da Galeria com o desafio da reforma e reinauguração, participou da cerimônia com a sensação de dever cumprido. ?Missão dada, missão cumprida. Sinto-me honrada e prestigiada, como funcionária pública da casa há quase 30 anos, pelo reconhecimento e pelo desafio dados. A Galeria J Inácio tem uma linda história pela frente?, afirma.

A expectativa é de que com a reabertura da Galeria, haja um movimento ainda maior na Biblioteca Pública Epifânio Dória, onde está localizada. Para a diretora da BPED, Sônia Carvalho, este é um incentivo ao desenvolvimento sócio cultural dos sergipanos. ?A Biblioteca Pública dialoga com várias linguagens. As artes plásticas são algumas delas. Leitura não é só texto, livro e pesquisa. Exercitar o visual é outra forma de ler. Uma leitura complementa a outra”, avalia.

A revitalização e reinauguração da Galeria de Artes J Inácio representam, para o Secretário de Cultura, Elber Batalha, um grande feito. ?A gente devolve, na noite de hoje, a Galeria J Inácio à população e aos artistas sergipanos, produtores e admiradores das artes visuais, com essa belíssima exposição do artista plástico Adauto Machado, que é uma viagem pela cultura sergipana?, declara. No espaço da Galeria, haverá, a cada 30 dias, a abertura de novas exposições, dos mais diversos segmentos das artes plásticas. ?Neste espaço, os artistas também podem comercializar suas obras, é uma forma encontrada pela Secretaria para incentivá-los a viver da sua arte. Este é também o papel de fomento que a Secult e o Governo desejam para a cultura de Sergipe? complementa o secretário.

Fonte: ASCOM