o público aprovou aplaudiu de pé e pediu bis

Foto: Maxwell Corrêa

Quantos personagens cabem em um só palco? Quantas sinfonias podem encantar um teatro lotado? Quantos olhos brilharam diante da bela interpretação de Nalini Menezes? São perguntas que só quem compareceu ao Teatro Tobias Barreto na noite de ontem (29), pode responder. A grande responsável por tudo isso foi a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), que proporcionou ao público sergipano mais um grande espetáculo. Em um concerto cuja temática mesclava os famosos games com as peças musicais mais conhecidas da Disney, o resultado não poderia ser diferente: o público aprovou, aplaudiu de pé e pediu ?bis?!

A primeira sinfonia da noite fez parte da infância de muitos dos que estavam presentes na plateia. A canção regida com muita energia pelo maestro Guilherme Mannis resgatou as memórias daqueles que tiveram sua primeira experiência com games através de Mario Bros. Este foi o caso de Maciel Barros de Santana, presente pela primeira vez em um concerto da Orsse. O jovem relatou que quando soube que a Orquestra iria executar as trilhas dos seus games favoritos, logo adquiriu os ingressos. ?Mário é único, foi ele que me introduziu nesse mundo de games e depois fui tendo acesso a jogos de outros tipos, como o Zelda e Final Fantasy?, conta.

Representada pelas pequenas Sophia Sampaio (8) e Stefany Tavares (7), a personagem Elsa da animação ?Frozen? também esteve presente no Teatro. Com as vestimentas de uma princesa, as meninas se encantaram com Nailini Menezes, responsável pela interpretação da música ?Let It Go?. A mãe da Sophia, Diana Luna conta que sempre que pode, leva a filha para acompanhar as apresentações da Orsse e que a pequena já está inserida no meio artístico. ?Sophia faz aula no conservatório de música. Há algum tempo a gente tem colocado ela em contato com o meio musical e sempre que tem apresentação da Orquestra a gente procura trazê-la para incentivar seu gosto pela música erudita?, fala.

A mãe da Stefany, Raquel Tavares, conta que também costuma frequentar os concertos da Orsse, levando sua filha em praticamente todas as apresentações. Raquel diz aprovar a iniciativa da Orsse no sentido de inovar no repertório e declara que incentiva Stefany a seguir os passos dos músicos da Orquestra. ?É encantador, porque hoje a gente vive numa sociedade que não valoriza mais a cultura, que não valoriza o lúdico. Então, estar com as crianças nesse momento é mágico. A Disney traz essa magia, essa pureza?, relata.

Segundo o maestro Guilherme Mannis a ideia do Disney  Games surgiu a partir de uma inspiração que os músicos tiveram pela Amazonas Filarmônica

Foto: Maxwell Corrêa

ORQUESTRA SINFÔNICA

Segundo o maestro, Guilherme Mannis, a ideia do ?Disney & Games? surgiu a partir de uma inspiração que os músicos tiveram pela Amazonas Filarmônica, orquestra de Manaus que fez um evento neste mesmo molde. ?Foi um grande trabalho em torno dessa proposta, que traz para o público um universo de sons completamente novo, completamente instigante?, conta.

Mannis ainda ratifica a proposta da Orsse, que tem como um dos objetivos alcançar o maior número e os mais diversos públicos da sociedade sergipana. ?Nós temos o público que gosta da música clássica, o que gosta das trilhas de filmes e o que admira também a interação com a produção local. São vários nichos de programação e tentamos atender a todos durante a nossa temporada?, finaliza.

Para a Secretaria de Estado da Cultura, que gerencia a Orquestra Sinfônica de Sergipe, o projeto desenvolvido pela Orsse está em total consonância com a atuação da Secult. ?Ter esse público hoje, no Teatro Tobias Barreto, é gratificante. Famílias inteiras estão aqui para prestigiar a apresentação da Orsse. Muita gente, nunca tinha visto um concerto e se sentiu atraída pela temática diferenciada na apresentação de hoje. A atual gestão da cultura tem esse objetivo: o de promover o acesso aos elementos culturais sergipanos pelo maior número de pessoas possível?, declara o Secretário de Cultura, Elber Batalha.

O PROGRAMA

O evento ?Games & Disney? ainda acontece hoje (30), às 20h30, no Teatro Tobias Barreto. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro, com valores de R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia). Maiores informações podem ser obtidas por meio do telefone (79) 3179-1490.

Além das trilhas de Mario Bros e Frozen serão executadas as seguintes sinfonias: The Legend of Zelda (Saria?ssong, Stone Tower Temple, Song ofStorms); Final Fantasy (To Zanarkand, One Winged Angel); Halo (Behold a Pale Horse, One Final Effort). ?Quando minha vida vai começar?, de ?Enrolados?; ?As Cores do Vento?, de ?Pocahontas?; ?Gift of a Friend?, de ?Tinkerbell?.

Fonte: SECULT