Notícias

Orsse realiza concerto ‘Cantos do Brasil’, com Pixinguinha e música nacional

Na próxima quinta-feira, feriado de 7 de setembro, a Orquestra Sinfônica de Sergipe, sob a regência de seu diretor artístico, o maestro Guilherme Mannis, retoma o projeto ‘Cantos do Brasil’, com a realização de um concerto inteiramente dedicado à música nacional. Nesta edição, a diversidade de épocas e estilos é destaque, com a performance de obras dos compositores cariocas José Maurício Nunes Garcia e Pixinguinha (em parceria com o Instituto Moreira Salles), do campineiro Carlos Gomes, do cearense Alberto Nepomuceno e dos sergipanos Fabiano Santana e Francisco e Ceciliano Avelino. O concerto, com início às 20 horas, será realizado no Teatro Tobias Barreto. Os ingressos, a preços populares, já estão disponíveis em sua bilheteria. A Orsse é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap).
 
O estabelecimento de parceria com o Instituto Moreira Salles (Bia Paes Leme) possibilitou ao grupo a interpretação de três arranjos originais de obras de Pixinguinha, concebidos pelo próprio compositor para sua orquestra de rádio, nas décadas de 1940 e 1950. Será interpretada uma fantasia sobre sua mais conhecida obra, “Carinhoso”, além de dois de seus choros mais famosos: “Assim é que é” e “Lamentos”.

Além da valorização da cultura brasileira, resgatar grandes marcos da cultura local tem sido uma das vocações da Orquestra Sinfônica de Sergipe. Com o auxílio dos pesquisadores Thaís Rabelo (Codap-UFS) e Jair Maciel (Orsse), o grupo tem abordado repertório sergipano do final do século XIX e início do século XX, realizando versões sinfônicas de obras-chave do repertório musical local do período. Como exemplos, serão apresentadas a Valsa “Elphídia”, de Francisco Avelino (1848-1914), e a “Phantasia Salada de Fructas”, de seu filho, Ceciliano Avelino (1877-1963). Em relação ao repertório sergipano, será também apresentada a bela peça “Sergipanidade”, do compositor e violinista da Orsse Fabiano Santana, de inspiração armorial.

Completam o concerto três grandes grandes obras sinfônicas nacionais: “Alvorada”, da ópera Lo Schiavo, de Antônio Carlos Gomes; “Abertura Zemira”, de José Maurício Nunes Garcia; e o “Garatuja”, de Alberto Nepomuceno.

“O Brasil é um caleidoscópio de belezas musicais. Da herança da ópera europeia à música indígena, passando por nossa enorme influência africana: tudo é perceptível nessa música capaz de tocar nossa alma. Viver a nossa música é reencontrarmos com nossas raízes”, comenta o maestro Guilherme Mannis sobre a apresentação.

COMPARTILHAR EM:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
X

Mais Vistos do Mês

Feriado terá Emancipa Sunset na Orla Pôr do Sol com shows gratuitos

Ajufest transmite ao vivo os três dias do Arrasta Fé 2026

Legião Urbana Cover-SP traz a Aracaju espetáculo que recria a atmosfera dos shows de Renato Russo

Mais Vistos do Mês

Feriado terá Emancipa Sunset na Orla Pôr do Sol com shows gratuitos

Ajufest transmite ao vivo os três dias do Arrasta Fé 2026

Legião Urbana Cover-SP traz a Aracaju espetáculo que recria a atmosfera dos shows de Renato Russo