A Semana Santa de Laranjeiras é uma das maiores festas religiosas do Estado e é neste período que a cidade fica repleta visitantes que, além de acompanharem os atos religiosos, aproveitam para apreciarem os detalhes da arquitetura barroca dos templos religiosos, dos grandes casarões, igrejas e museus do município. A Semana Santa do município já faz parte do circuito denominado “Laranjeiras Católica”, pelo setor turístico e será realizada de 09 a 16 de abril. Toda programação religiosa foi organizada pela igreja católica tendo o apoio da prefeitura e das secretarias municipais do Turismo e da Cultura de Laranjeiras.

Além de seguir os diversos eventos para comemorar a Semana Santa, os peregrinos e turistas que visitarão Laranjeiras nesta semana, entre os dias 12 a 14 de abril, não podem deixar de passar na exposição, denominada: “Os Penitentes”, que será apresentada apenas estes dias, das 18h às 22h, na Secretaria do Turismo Municipal de Laranjeiras, na Sala Cândido Aragonez de Farias.

Os Penitentes de Laranjeiras

A Procissão dos “Penitentes” é uma das mais antigas tradições do município de Laranjeiras e é o único do Brasil que é acompanhado por instrumentos musicais. Quem sabe pelo simbolismo, talvez pelo momento em que ela ocorre, ela causa nas pessoas uma emoção de intenso respeito e sempre acontece na Quaresma.

À meia-noite um grupo de homens vestidos de túnicas brancas se reúne na Igreja do Bomfim e percorre as ruas fazendo algumas paradas. É também durante a caminhada que pedem perdão para as almas dos aflitos, como: suicidas, vítimas da violência, acidentados etc… .

A comunidade acompanha a procissão, observando por detrás dos vidros das janelas ou envoltas na escuridão ao longo das ruas que são iluminadas com as tochas e velas dos romeiros ou apenas ouvindo os cantos e o barulho das matracas. A origem e significado desta tradição são desconhecidos; talvez de origem pagã, teria sido recuperada pelo cristianismo, que em tempo de Quaresma chama os fiéis para o arrependimento e penitência. Em função dos rituais que a materializam, parece retratar, de algum modo, o percurso de Cristo até o Calvário.

Confira os pontos principais da programação:

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

DA SEMANA SANTA DE LARANJEIRAS

DOMINGO RAMOS (09/04) –

16h00 – PROCISSÃO DE RAMOS

SAÍDA – IGREJA DA CONCEIÇÃO

17H00- MISSA

SEGUNDA-FEIRA SANTA – (10/04) – IGREJA DO BOMFIM

19h00 – PROCISSÃO DE NOSSA SENHORA DAS DORES

CORTEJO PELAS RUAS HISTÓRICA DA IMAGEM DEITADA DE NOSSA SENHORA DAS DORES AO SOM DOS SINOS SENDO FINALIZADA COM UMA MISSA NA IGREJA MATRIZ, ACOMPANHADA DO HISTÓRICO ÓRGÃO DE TUBOS, DO SÉCULO XIX.

TERÇA-FEIRA SANTA (11/04) – IGREJA SÃO BENEDITO E NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

19h00 – PROCISSÃO DE DEPÓSITO

COM A IMAGEM DE NOSSO SENHOR DOS PASSOS COBERTA E AO SOM DO DOBRES DOS SINOS A PROCISÃO SEGUE PELAS RUAS DA CIDADE RELEMBRANDO OS SETE PASSOS DA PAIXÃO DE CRISTO.

QUARTA-FEIRA DO ENCONTRO (12/04) –IGREJA MATRIZ

19h00 – MISSA

20H00 – PROCISSÃO DO ENCONTRO

APÓS A SANTA MISSA NA IGREJA MATRIZ, ACOMPANHADO DO TRADICIONAL ORGÃO DE TUBOS, COMEÇA O CORTEJO PELA CIDADE COM AS SAGRADAS IMAGENS DA VIRGEM DAS DORES DO SENHOR DOS PASSOS AO SOM DOS DOBRES DOS SINOS E DO CANTO DA VERÔNICA. O CORTEJO É ACOMPANHADO PELO CORO DA FILARMÔNICA SAGRADA CORAÇÃO DE JESUS E DOS MOTETOS DOS SETE PASSOS DA PAIXÃO. A CADA PARADA, OS MOTETOS SÃO EXECULTADOS, COMO FORMA DE REVERNCIAR A PASSAGEM DO SENHOR.

QUINTA-FEIRA SANTA (13/04) – IGREJA MATRIZ

19h00 – MISSA INSTITUIÇÃO DA EUCARÍSTICA E ATO DO LAVA PÉS

MISSA EM CELEBRAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA. DURANTE O ATO RELIGIOSOS É EXECULTADO O ATO DO LAVA PÉS, COMO FORMA DE REVERNCIAR A HUMILDADE ENTRE OS CRISTÕES. EM SEGUIDA ACONTECE O TRANSLADO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO PARA A GRUTA.

24H – PROCISSÃO DO FOGARÉU

OS FARRICOS SAEM EXATAMENTE À MEIA NOITE NA COLINA AZULADA DO SENHOR DO BOMFIM PELAS RUAS HISTÓRICAS – COMEÇA ASSIM A TRADICIONAL PROCISSÃO DO FOGARÉU QUE SIMBOLIZA A PROCURA DE JESUS CRISTO PELOS ROMANOS. A COMUNIDADE PARTICIPA COM TOCHAS E AO SOM DAS MATRACAS QUE DURANTE O ATO REALIZA A CAPTUA DE JESUS, QUE É REPRESENTADA PELA IMAGEM DO SENHOR DA

CRUZ SAINDO DA IGREJA DO SÃO BENEDITO. O TOQUE DE SILÊNCIO DÁ O TOM FINAL À PROCISSÃO.

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO (14/04) – IGREJA MATRIZ

15H CELEBRAÇÃO DA PAIXAO

16H – PROCISSÃO DO SENHOR MORTO

APARTIR DA APRESENTAÇÃO DO DESCIMENTO DA CRUZ DO SENHOR MORTO AOS PRESENTES E A REPRESENTAÇÃO DO CALVÁRIO ONDE SE ENCONTRA A IMAGEM DE NOSSA SENHORA DAS DORES COMEÇA A SOLENIDADE DA PROCISÃO QUE CONTA AINDA COM A PRESENÇA DE PERSONAGENS BÍBLICOS COMO: MADALENA, VERÔNICA, SAMARITANA E DA GUARDA ROMANA. A PROCISSÃO É REALIZADA COM OS ACOMANHAMENTOS MUSICAIS DO CANTO DO “HEU” E DA FILARMÔNICA SAGRADA CORAÇÃO DE JESUS QUE SEGUE EM CORTEJO FÚNEBRE PELA CIDADE E É ENCERRADA COM A PRESENÇA DO GRUPO DOS PENITENTES, QUE EXECULTAM O OFÍCIO DAS ALMAS.