O presidente americano Barack Obama se encontrou pela primeira vez com o Papa Francisco, ontem, no Vaticano. Os dois conversaram por quase uma hora, mas não discutiram temas polêmicos.
Barack Obama parecia de fato emocionado quando cumprimentou Francisco. Foi a primeira vez que se viram. ?É maravilhoso encontrá-lo?, disse o presidente americano ao papa argentino. Obama revelou a Francisco ser um grande admirador dele.
Em queda de popularidade nos Estados Unidos, Obama reforça a sua imagem diante dos católicos do seu país. Dois em cada três americanos vêem Francisco com muita simpatia.
Os dois líderes conversaram durante 50 minutos de temas como pobreza, migração e paz no mundo. Os assuntos mais polêmicos entre a Casa Branca e o Vaticano foram tratados com o secretário de Estado, como aborto, anticoncepcionais e casamento gay.
Entre os presentes trocados, Obama deu ao Papa sementes do jardim da Casa Branca. Elas serão plantadas nos jardins do Palácio de Verão, em Castelgandolfo, e convidou o Papa para ir à Washington.
Barack Obama se encontrou pela quinta vez com o presidente da Itália, Giorgio Napolitano, com o primeiro-ministro Matteo Renzi e depois foi visitar o Coliseu, que foi fechado só para ele.
Fonte: Globo.com