cache www.aracaju.se.gov.br

O Plano Nacional de Educação e sua Interface com os Planos Municipais e suas Políticas de Resultado foi o tema, nessa quinta-feira (18 de Setembro), do Ciclo de Seminários que está sendo promovido pela Undime-SE (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Seccional de Sergipe), que contou com a presidente da entidade, a secretária Municipal de Educação de Aracaju, Marcia Valéria Lira Santana.

Ela informou que o evento, que teve início na última terça-feira (16 de setembro) e se encerra nessa sexta (19 de setembro), é resultado de uma parceria entre a Undime de Sergipe e a Undime Nacional, que resultou num convênio com o Ministério da Educação (MEC) possibilitando a realização de oficinas durante esses quatro dias. Para isso, os oficineiros Franco Ramos e Lanuzia Oliveira foram à Brasília (DF) para um curso de formação e capacitação.

Com relação aos palestrantes, Marcia Valéria disse que a escolha foi da Undime-SE. Sendo assim, no início do evento a psicóloga e doutora em Desenvolvimento Infantil Aline de Sá Lopez, abordou a questão da Atenção à Primeira Infância para uma Aprendizagem de Qualidade na Educação Básica. Já nesta quinta-feira, o tema foi o Plano Nacional de Educação (PNE) e sua Interface com os Planos Municipais.

“O PNE é uma tema relevante não só para os municípios, mas também para os Estados que precisam apresentar seus planos para a sociedade”, observou a secretária, observando que o Ciclo de Seminários reserva ainda, em seu último dia, sexta-feira 19, a Importância da Avaliação Externa e o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) como Política de Melhoria de Resultados das Escolas Públicas.

“Essa questão será abordada pelo professor João Luiz Horta Neto, pesquisador do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) que analisará a avaliação vinculada ao referido instituto, que também aplica a Prova Brasil e indica o IDEB”, salientou Marcia Valéria, lembrando que o tema é atualíssimo já que na semana passada foi divulgado o IDEB de cada cidade e Estado brasileiros.

A presidente da Undime-SE lembrou que essa é uma oportunidade dos dirigentes que participam do Ciclo de Seminários conhecerem os componentes e indicadores deste tipo de avaliação e discutir estratégias para assessorar cada rede de ensino para alcançar futuramente as boas médias em prol da melhoria, do nível e da qualidade do ensino nas rede públicas tanto dos municípios, quanto dos Estados.

Planos Municipais de Educação (PME)

Mestre em Educação, a professora Selma Maquinê Barbosa afirmou que os Planos Municipais de Educação – alinhado ao PNE, criado pela Lei nº 13.005 de 25/06/14 – precisam não só serem planejados, mas acima de tudo, fortalecidos e consolidados, pois é um desafio para os municípios uma vez que deve ser bem elaborados e de forma organizada e com qualidade técnica e participação social.

“Para que não fique engavetado, o PME tem que ter vida e para isso, precisa de todo segmento e de unidade para os municípios alcancem as metas. Daí, a importância do papel dos dirigentes de educação para capitanear os secretários e demais protagonistas da história para chamar a participação da sociedade visando ganhar em qualidade técnica. O referido plano é para os próximos dez anos”, observou Selma Maquinê.

Fonte: SERCOM Aracaju