pma rampas acessibilidade 1

Uma das principais preocupações da Prefeitura de Aracaju é a necessidade de melhorar a acessibilidade em espaços públicos e garantir às pessoas com deficiência o direito de se locomover com segurança. Para isto, tem respeitado a legislação vigente, fazendo estudos de melhorar a ampliar as Políticas de Acessibilidade, elaborando projetos para que em média prazo a capital sergipana seja referência na garantia dos direitos de ir e vir de todos os cidadãos.

Na construção e manutenção de rampas, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) tem aplicado os princípios estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e as leis vigentes que tratam de Acessibilidade e estabelecem critérios técnicos aplicados em construção, instalação e adaptação de rampas e equipamentos urbanos destinados a diminuir barreiras aos portadores de algum tipo de limitação.

A mais recente realização da atual gestão é a criação de uma rampa localizada na avenida Santos Dumont, bairro Atalaia. Por ser um dos cartões postais da capital, possuindo um grande numero de restaurantes, hotéis, casas de shows e entretenimento, e por margear as praias, recebendo diversos turistas, a via é bastante movimentada.

“A rampa parece ser algo bastante simples do ponto de vista da engenharia, mas sob a ótica da cidadania e da valorização das pessoas, estes equipamentos são fundamentais para criar a cultura da inclusão e do respeito às diferenças. O desafio da atual gestão da PMA, que tem à frente o engenheiro João Alves Filho, é dar uma cara moderna e apta a receber todas as pessoas, e assim se consolidar como um centro turístico e uma cidade, de fato, com índices de desenvolvimento humanos reconhecidamente elevados”, afirma Socorro Cacho, presidente da Emurb.

Fonte: SECOM Aracaju