convite promulher 02

A Prefeitura de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dará início à nova edição do programa ?Pró-Mulher… Pró-Família…? neste sábado, 12, das 7h às 16h, na Unidade de Saúde da Família (USF) José Machado de Souza, localizada no bairro Santos Dumont. De acordo com a coordenadora do Pró-Mulher… Pró-Família…, Patrícia Ribeiro Rocha, o programa iniciou há décadas e foi idealizado por Maria do Carmo Alves, atual secretária municipal da Família e da Assistência Social. “É um programa de grande relevância e de grande impacto para a saúde pública do nosso município que constitui-se de ações estratégicas para o enfrentamento dos problemas epidemiológicos, visando a melhoria da qualidade de vida da população aracajuana e promovendo também educação em saúde com distribuição de material educativo?, informa.

Durante a ação, serão realizados exames de lâmina e exames clínicos das mamas, consultas de primeira vez do pré-natal, testes de gravidez, testes rápidos de HIV e Sífilis, consultas médicas e odontológicas, verificação de glicemia e pressão arterial, atualização do calendário vacinal das crianças, além de vacina contra o HPV para meninas de 9 a 13 anos e também vacinas para gestantes. Também serão realizadas ações educativas, interativas e de promoção à saúde, com participação do Programa Academia da Cidade.

A coordenadora ainda destaca que o carro-chefe do programa é a questão da prevenção, da promoção e da detecção precoce do colo uterino e de mama. ?Estaremos promovendo durante o mesmo dia a oportunidade da mulher realizar o exame citopatológico, receber o resultado, fazer a consulta médica, receber a medicação e dar o segmento dessa mulher, se der algum tipo de alteração. Com relação ao câncer de mama, estaremos ofertando o exame clínico das mamas, e posteriormente, as mulheres na faixa etária acima dos 35 anos, também sairão com sua pré-consulta garantida para a mamografia. Por isso, pedimos que a população compareça, principalmente as mulheres, para participar dessa ação?, diz Patrícia Ribeiro enfatizando que é preciso comparecer com o cartão SUS, a caderneta de vacinação e o documento de identidade.

Microcefalia

Além das palestras que serão focadas na importância de detecção precoce do câncer de colo uterino e das mamas, por conta deste momento crítico de saúde pública com o grande número de casos de microcefalia, o programa também abordará em suas palestras educativas a questão da prevenção contra o Aedes aegypti, focando principalmente no Zika Vírus, para alertar à população, em especial as gestantes, mostrando como proceder, se cuidar e se prevenir.

Últimas edições

O Pró-Mulher, durante as oito últimas edições realizadas em Aracaju, já foram diagnosticados mais de 30 casos de alguma fase do câncer de colo, e já atendeu mais de cinco mil mulheres nos bairros América, Soledade, Bugio, Santa Maria, Porto D?Antas, Lamarão, Santos Dumont e José Conrado de Araújo.

Fomte: SECOM Aracaju