outubropink

Na manhã desta segunda-feira, 19, os profissionais da Unidade de Saúde Dona Sinhazinha, bairro Grageru, prepararam uma recepção especial para os pacientes atendidos no local. Em celebração ao Outubro Rosa, a unidade foi inteiramente decorada em alusão ao público feminino. Com sala de massagem, Reiki, hidratação facial e principalmente palestras, as convidadas receberam diversas informações sobre prevenção e tratamento do câncer de mama (segunda causa de morte entre as mulheres). A ação ainda contou com o show das ?Rosinhas do Sinhazinha?, com integrantes do grupo de idoso ?De Bem Com a Vida?.

Segundo a gerente da unidade, Gleide Siqueira, a intenção foi despertar a atenção das mulheres para essa doença tão agressiva, mas passível de cura. ?A nossa enfermeira Linda Leide preparou uma palestra especial para nossas pacientes, o que atraiu muitas pessoas nesta manhã. É preciso sempre frisar a importância do autoexame e também dos encaminhamentos referentes ao câncer. As mulheres precisam dessas informações e nosso papel, enquanto unidade de saúde, é justamente tocar neste tema. Então, sempre que acontece uma campanha nacional de saúde, nós aqui do Sinhazinha também nos mobilizamos em prol de abordar tais assuntos, trazendo-os para nossa realidade?, enfatizou.

Para Diana Cardoso, que estava no local recebendo atendimento, encontrar tanta animação numa segunda pela manhã foi motivo de satisfeita com a mobilização. ?Não esperava encontrar tamanha festa na unidade e isso nos enche de satisfação. É interessante essa abordagem mais interativa para que nós, mulheres possamos realizar o autoexame. Eu mesma, até hoje não tinha feito em mim, porém, depois desse dia pretendo me observar com mais cuidado?, disse.

Para Mônica Fonseca, o Outubro Rosa é uma ação válida, do ponto de vista do acesso às informações. ?Gosto de apoiar as causas que despertem para nosso bem-estar. Durante este mês, é notória a mobilização dos meios de comunicação em prol do câncer de mama, mas precisamos lembrar que o cuidado, prevenção e tratamento precisam ser constantes. Sou casado com um médico, então convivo diariamente com essa questão de saúde em minha própria família, o que me deixa alerta para observar sempre qualquer alteração em meu corpo?, declarou.

outubropink2

Fonte: Secom