Um bate papo com respeitado e conceituado Babalorixá!

Jackson Ricarte, responsável por muitas previsões, premonições e curas, conversa sobre este momento de pandemia. Ele é bastante conhecido e renomado quando o assunto é fé.

 

Bastidores:
Ele me explicou um pouco sobre o camarim da cultura mais antiga do mundo. O candomblé é um assunto complexo e nos deixa ansiosos para desvendar os mistérios! Tivemos um bate papo de 10 min. Nesse período de quaresma, sua casa não trabalha! É um período de descanso. Mas quem deixa um médium em paz né?! Eu mesmo fui lá acalmar os meus “Santos”, q estavam querendo me levar realmente para o espaço. Afinal é pandemia estamos todos tentando nos conectar com Deus e o universo. E oração faz sempre bem!

 

Funcionamento do Terreiro:
De acordo com Jackson, cada casa tem suas normas. Nesse período, a casa não trabalha e o comportamento é sempre o mesmo, mas é óbvio que sempre devem ter muitos pedidos. O Pai de Santo pede clemência nesse período tão difícil que estamos atravessando. Ainda ressalta que fora Maomé, o Candomblé é a religião mais antiga do universo. A sua casa faz festas 3 vezes ao ano, em homenagem aos santos, desde o ano passado as festas estão suspensas. E a festa da sua casa sempre é no final das “obrigações”. E só voltará assim que tudo normalizar. Ele que é bastante reservado não tem saído nesse período e também não gosta muito de holofotes. Discreto ele é low profile!

 

Preconceitos:
Por conta da religião ressalta que nunca sofreu preconceito e nem perseguições. Para ele, preconceito é falta de Deus na cabeça de alguém e todas as religiões são bonitas e devem ser respeitadas. E é obvio que tem os organizadores que as vezes não são crentes e honestos em algumas situações! E conclui falando: “Rezar cada dia mais é o que todos precisamos”.

 

Sobre Quaresma
Respeitado e conceituado por suas previsões e premonições fazem com que o Babalorixá seja conceituado no assunto na raiz da religião do Candomblé. Toda religião tem gente muito boa é grandiosa e deve ser respeitada. Nesse período existe descanso do santo no Candomblé. É um momento nos quais os santos ficam cobertos e descansando até o fim da quaresma.

 

Sobre Ataques:
O Candomblé não ataca, mas são atacados. Eles não ligam, não atacam ninguém. Cada um dá o que tem! Cada um faça sua parte, ninguém consegue resolver tudo. Mas um pouco que fizermos já é algo. Essa é a mensagem que o Mestre deixa nesse período de Pandemia. Precisamos sempre de oração! Nesse momento o Pai de Santo tem ficado em casa rezando por todos, pedindo Àgò que significa perdão, me ajude, clemência. Esta doença não tem religião, classe social ou econômica. Que nesse momento não devemos receber visitar e ficar mais em casa. Mais responsabilidade de cada ser humano! Segundo ele a vida é feita para ser vivida, e que se puder, fiquem o máximo de tempo em casa. Quem precisa trabalhar pede misericórdia e paz pois precisam dar o pão de cada dia para sua família.

 

Sacrifício da Religião:
O Candomblé exige muito respeito. É uma religião que você precisa amar e ajudar as pessoas, muitas vezes esquecendo até da sua própria vida. Por que os bastidores não é fácil como qualquer outro lugar. Obrigação existe e Deus sabe quem é cada um de nós. Devemos fazer a nossa parte, principalmente nesse momento de Pandemia. Ter consciência sempre daquilo que fazemos!

 

*Esse espaço está aberto para todas as religiões.