No mês de julho um dos símbolos mais emblemáticos do esporte sergipano estará completando cinco décadas. Robusto, imponente, marcante e histórico desde sua criação e eu não poderia estar falando de outro monumento esportivo a não ser o nosso querido e amado Estádio Estadual Governador Lourival Baptista, carinhosamente, o Batistão.

 

A decisão de construir uma arena esportiva em Sergipe veio após um triste acontecimento no antigo Estádio  Estadual de Aracaju, o qual houve muitos feridos.

 

O Governador da época, Lourival Baptista chamou o arquiteto Aurelino Teles, que projetou o estádio que também cederia espaço para  salas de aulas que em 1970 o espaço passou a ser sede para as federações esportivas.

 

A inauguração do Batistão foi marcada pela partida entre a Seleção Sergipana de Desportos e a Seleção Brasileira de Pelé que no ano posterior veio a ser tricampeã mundial na Copa do mundo do México. O primeiro sergipano a marcar um gol no estádio sergipano foi o volante da seleção brasileira Clodoaldo.

 

Em 2014 o estádio estava passando por uma reforma e ainda assim serviu como CT para a seleção da Grécia na copa sediada aqui no Brasil, e só voltou a ser reutilizado no dia 4 de fevereiro de 2015 , quando aconteceu sua reinauguração, dessa vez ainda mais robusto, composto de novas tecnologias e mais conforto, o que era estádio virou arena, inspirada em praças esportivas de grande calibre espalhadas pelo Brasil, a exemplo da Arena Fonte Nova, em Salvador.

 

Vivenciar a reinauguração do Batistão foi sem dúvidas uma das experiências mais marcante da minha vida. Aquele campo de futebol – se assim podemos diminuí-lo – é o berço do futebol sergipano. Sorrisos e lágrimas de alegria e tristezas banharam aquelas arquibancadas ao longo desses 50 anos.

 

 

Duelos entre Sergipe e Confiança que fizeram o chão tremer a cada grito de gol ecoado das cabines de rádio. E com essa mesma alegria o Batistão está sempre de braços abertos para receber os times do interior e de outros estados.

 

Em comemoração aos 50 anos deste monumento sergipano, a Superintendência Especial de Esportes que está sob o comando da ex-karateca e professora de educação física Mariana Dantas, estará realizando uma programação especial com término previsto para 8 de julho de 2020, ou seja, um ano de comemorações do nosso estádio.

 

Para começar já foi lançado em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos um selo oficial em homenagem a praça esportiva. O selo será está constando em correspondências especiais além, de acervo para colecionadores e filatelistas.