Por Ingrid Seemann

Jornalista & Consultora de Imagem

Biotipo nada mais é do que o seu tipo de corpo. O Brasil é um país miscigenado, devido à nossa colonização, portanto temos uma diversidade em relação aos nossos corpos.

Entender qual o seu biotipo ajuda na hora de comprar roupa, montar looks, e saber o que te favorece e o que não te favorece. É entender que nem tudo que é tendência ou está na moda foi feito para o seu corpo ou para seu estilo pessoal. Você pode adaptar essas tendências em cores, acessórios, sapatos, etc. Só não vale se torturar querendo caber ou pertencer à um padrão que não é seu.

Pensando nisso, resolvi explicar quais são os biotipos, as suas características, o que você pode valorizar no seu “corpito” de acordo com sua formas naturais. Você só vai precisar de uma fita métrica, (aquela que as costureiras usam para tirar as medidas) para medir em você o tamanho dos ombros, cintura , e quadril.

Existem 5 tipos de biotipos:

  • Oval: a cintura é mais larga que o quadril e os ombros. O corpo é mais arredondado, a barriga proeminente, braços e pernas mais gordinhos. Também conhecido como corpo maçã.

O ideal para esse tipo de corpo: looks monocromáticos (de uma cor só) escuros; saias com corte reto ou ligeiramente evasê; calças com corte reto ou flare; blusas, cardigãs, casacos e blazers abaixo do quadril, de corte e caimento retos; vestidos de cintura baixa ou com corte na diagonal; blusas e vestidos de alça larga para dar sustentação ao busto; invista em decote V ou U; mangas ¾ mais largas; roupas no tamanho certo, nem largas demais e nem justas demais; twin-set (conjunto de blusa e cardigã na mesma cor) lembrando que a bainha deve estar abaixo do quadril; listras verticais para alongar.

 

Evite: roupas claras e com brilho; alças finas; roupas com pregas, babados ou drapeados; listras horizontais; vestido com recorte abaixo do busto; vestidos ou saias justos ou rodados; calça de cintura baixa ou com muito detalhe; calça skinny, ou super larga; gola rolê; colares tipo coleira ou com muitas voltas; blusas, jaquetas, blazers e casacos curtos; tecidos volumosos;

 

 

  • Retângulo: a cintura não é definida, ombros e quadril em harmonia, poucas curvas e braços e pernas finos em relação ao corpo. O objetivo para esse tipo de corpo é criar uma falsa cintura.

 

Invista: vestidos de cintura baixa, recortes que afinem a silhueta; looks monocromáticos, cardigã longos, ligeiramente marcando a cintura; calça flare, boca de sino, pantalonas; blusas e camisetas levemente acinturadas; decote V ou U; casacos e jaquetas acinturados na altura do quadril; faixas e cintos com a mesma cor da roupa; saia de todos os tipos.

 

Evite: camisas ou camisetas de corte reto ou largas, curtas ou compridas; gola alta; cintos de tons claros; vestidos de corte reto; blusas e vestidos muito justos; estampa grande.

 

  • Triângulo:  também conhecido como pêra, tem ombros estreitos em relação ao quadril, e geralmente, o busto pequeno e a cintura fina. Não há muitas restrições na hora de se vestir, mas o objetivo é valorizar a parte superior do corpo, disfarçar a parte inferior.

                                         

 

Invista: golas volumosas e cheias de detalhes; mangas e ombros caídos; linhas horizontais que saiam do ombro ( tipo decote canoa) ou detalhes no ombro; colares e brincos que chame a atenção para a parte superior do corpo; saias e calças de corte retos e de cor escura; blusas e camisetas coloridas; saias e vestidos retos; casacos e jaquetas de corte reto ou acinturados; cintos na altura da cintura; vestidos de largura média (nem justo e nem folgado) e que marquem a cintura.

 Evite: calça skinny, cigarrete; detalhes na altura do quadril, como bolsas,       babados, bordados, etc; calças com pregas; cinto na região do quadril; blusas ou vestidos de alça fina; saias e vestidos rodados; saia curta; usar parte de cima escura e parte de baixo clara, isso vai chamar atenção para onde você não quer, o quadril, e esconder o que você quer valorizar, o busto. (isso se você quiser esconder ou valorizar, caso contrário, se joga nessa combinação clara e escura).

 

  • Ampulheta: o famoso “ corpo violão”, ombros e quadril proporcionais, cintura fina. Quase tudo vai bem, deve ter cuidado com peças muito curtas  e transparentes para não er o aspecto vulgar. Equilíbrio é a palavra chave para vestir esse corpo.

 

Invista: calças de corte reto ou flare; vestido envelope, trespassado, levemente acinturado, linhas verticais, saias fluidas ou justas (não exagere), blazers e blusas acinturados.

Evite: marcar o quadril e o bumbum, malhas e tricôs volumosos; linhas horizontais; roupas volumosas,  principalmente se esconder suas formas; estampas na altura do quadril; ombreiras; vestidos largos de corte reto.

 

  • Triangulo invertido: ombros mais largos que o quadril, geralmente o tronco é grande e pernas finas. O objetivo é dar volume na parte inferior, e focar no busto e pescoço, desviando a atenção dos ombros.

Invista: manga raglã (ela dá mobilidade) ou cava americana; saia evasê, reta; camisa decotada; twin-set ( conjunto de camiseta e cardigã na mesma cor); cores escuras na parte de cima; blusas de linhas simples; blusa cachê-couer ( esconde coração), blusa trespassada, valorizando o busto; calça flare, ou de boca mais aberta; calça pantalonas é uma grande aliada; vestidos acinturados por pences.

Evite: blusas de tecidos volumosos, com detalhes na altura do busto, ou linhas horizontais; blusas e jaquetas curtas, acinturadas ou não; calça justa, de boca afunilada, conhecida como skinny; ombreiras; blusa ciganinha ou de ombros caídos, mangas bufantes; saias ou vestidos afunilados, decoe canoa; frente única e tomara que caia.

 

Lembrando que essas dicas são para valorizar a melhor versão de você, dá um norte na hora de escolher o que vai vestir, não são regras, o importante é você se amar, e fazer a sua melhor versão: feliz e consciente do seu corpo, das suas curvas. O seu corpo faz parte da mulher maravilhosa que você é!