Clássico, elegante e moderno. O blazer é uma peça sofisticada que vem se reinventando ao longo dos anos. Surgiu em 1837, no Reino Unido, como peça exclusiva do vestuário masculino. Quase um século depois, a estilista Coco Chanel que sempre esteve à frente do seu tempo, revolucionou a moda e adaptou essa peça tão nobre à silhueta feminina.

 

A criação do tailleur (conjunto de blazer com saia) foi um marco da época, causando quebra de padrões e empoderamento às mulheres. Com o passar do tempo, a luta pelo espaço profissional se expande, e a mulher que sempre foi oprimida pela sociedade tem sua entrada no mercado de trabalho.

 

A busca por sucesso e reconhecimento se tornou constante e com isso, a forma de se vestir ganhou um novo olhar. A imagem pessoal passou a ser algo indispensável, justamente pelo poder de transmitir credibilidade. O blazer se tornou o componente chave de ambientes mais formais, trazendo elegância e refinamento. Mas não demorou muito para que essa peça tão formal invadisse as ruas compondo looks urbanos.

 

As novas formas de uso mudaram o conceito e o resultado são composições cada vez mais descontraídas. Seja com ombreiras, reto, alongado, acinturado, o blazer vai do look despojado ao glamuroso. Além de ser um ótimo investimento para o guarda roupa feminino.