titulo

A procura por emissão de título de eleitor e atualização de dados deve aumentar nesta semana, pois o praza final para que isso seja feito encerra na quarta-feira (7). Somente em um cartório eleitoral localizado na Rua Itabaiana, no bairro São José em Aracaju (SE), são feitos cerca de 500 atendimentos diariamente. Para mais comodidade, a população pode agendar um horário para resolver essas pendências através do site do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE).

De acordo Luiz Ferreira, administrador da Central de Atendimento ao Eleitor, o alistamento é obrigatório para os maiores de 18 e menores de 70 anos e facultativo para analfabetos e pessoas entre 16 e 18 anos. Os jovens que completarem 16 anos até 5 de outubro de 2014 poderão obter a primeira via do título de eleitor.


É preciso comparecer ao cartório eleitoral com documento oficial de identificação que tenha foto, além de comprovante de endereço que pode ser uma conta de água ou luz. Os homens de 18 a 45 anos têm que levar também o comprovante de quitação do serviço militar.

Para a transferência de domicílio, além dos documentos necessários, também é preciso que o eleitor resida pelo menos três meses no novo endereço. Isso só é válido se ele não tiver feito nos últimos doze meses o alistamento ou transferência.

Quem não regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral fica impossibilitado de inscrever-se em concursos para cargo ou função pública, obter a carteira de identidade, passaporte, além de não poder se matricular em instituições públicas de ensino superior e demais consequências conforme dispostas no Art. 7° do Código Eleitoral.

Horário de Funcionamento
O eleitor deve estar atento ao horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais e na Central de Atendimento na capital, que é das 7h às 13h. Já no interior, o atendimento é das 8h às 14h.

Fonte: G1 Sergipe