p1

Foi pensando na saúde da mulher e zelando pela família que a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), realizou durante todo o dia de sábado, 28, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sérgio Francisco da Silva, no Bairro Lamarão, mais uma edição do Programa Pró Mulher…Pró Família ?Mais saúde Mais vida’. O Programa foi criado há mais de 20 anos e idealizado pela senadora Maria do Carmo, na gestão de João Alves como Governador. Durante o atendimento as mulheres passam por exames rápidos, com o objetivo detectar e prevenir problemas de saúde.

O atendimento é rápido e recebe todas as mulheres que tiverem o interesse no acolhimento. Entre os exames realizados estão o de glicemia, preventivo do câncer do colo de útero, oftalmológico e o teste de HIV. Durante todo o dia os especialistas e as equipes da Prefeitura realizaram os trabalhos e o Prefeito João Alves Filho conferiu todos os procedimentos.
O entusiasmo tomou conta de todos que estavam envolvidos no programa e com o Prefeito de Aracaju não foi diferente. Ele lembrou que o Pró mulher…Pró Família nasceu no governo há alguns anos atrás e foi uma ideia de Maria do Carmo, que tem grande sensibilidade para essa área social. A grande motivação para iniciar esse trabalho, foram os dois tipos de cânceres que mais matam no mundo, o de colo de útero, nas mulheres, e o de próstata, nos homens, mas com as mesmas característica, agem em silêncio e matam. A pessoa adquire a doença e muitas vezes não sabe. A possibilidade de cura é maior quando a doença é descoberta no início.

“Esse programa foi premiado pelas Nações Unidas, na China, numa reunião envolvendo 139 países que, por unanimidade, foi escolhido o melhor projeto do mundo em desenvolvimento e subdesenvolvido da medicina preventiva. Então, fico muito feliz que nós tenhamos reiniciado na Prefeitura de Aracaju, afirmou o prefeito.

A Senadora Maria do Carmo não falta às realizações dos exames do Pró Mulher. Ela afirma que é um sonho ver a saúde acontecendo com excelência. “É necessário dar esse suporte para todas essas mulheres. E diante dessa necessidade, as mulheres estão aqui e serão atendidas corretamente. Exames de lâmina, teste de HIV, glicemia e oftalmológico estão sendo feitos para dar esse sustentáculo. Esse momento é muito importante para a população que está sendo atendida”, afirma.

O vice-prefeito José Carlos Machado lembra a história e a importância deste programa para o estado de Sergipe. “Maria do Carmo criou esse programa na gestão de João Alves como governador, que sempre funcionou de forma positiva e quando ele perdeu o mandato o Pró Mulher foi esquecido. Mais de 250 mil mulheres foram atendidas, pessoas pobres e que precisam da assistência do governo. Hoje retomamos esse projeto em nível de Aracaju, que tem sido um sucesso. As escolas, onde acontecem os eventos, estão sempre lotadas e esse número fala por si só”, reforça.

Selma Mesquita, secretária da Família e da Assistência Social, vê que a maior dificuldade das mulheres em realizar os seus exames de rotina está ligado ao tempo e o programa chega para oferecer essa facilidade. “Não estamos querendo tomar o lugar da Secretaria de Saúde, isso aqui é um complemento. Nós somos parceiros e só queremos, juntos, que estas mulheres tenham mais oportunidades. O nosso objetivo é de que todas as mulheres possam realizar os exames preventivos, reforça.

Um dos colaboradores na realização do Programa é o Dr. Almir Santana, que lembra que esta é uma grande oportunidade, que a mulher tem de fazer o teste preventivo de HIV e sífilis. “Muitas vezes as pessoas veem o teste nas unidades de saúde, mas não estão motivadas e aqui, quando vê outras mulheres fazendo os exames, ela acaba fazendo. Muitas mulheres, que estão aqui são casadas e com muita dificuldade procuram uma Unidade para fazer um exame de HIV. Aqui a coisa é diferente, onde a mulher acaba o medo e a vergonha e faz o seu preventivo”, ressalta.

Rosângela Dantas, umas das usuárias do Programa disse que agradece a Deus pela oportunidade em participar e fazer os seus exames preventivos. “Acho que esse atendimento é de grande importância, pois nós temos grandes dificuldades para conseguir esses exames. Todas nós saímos das nossas casas, em um dia de sábado, onde temos a oportunidade de cuidar da nossa saúde. Também agradeço à mãe da pobreza, a minha querida Maria do Carmo”, declarou.

Além dos exames, foram feitas palestras educativas para todas as interessadas, uma celebração católica com hinos e lanches. As mulheres que foram medicadas ainda receberam os seus remédios na saída da escola e de forma gratuita.

Fonte:SECOM Aracaju