A Prefeitura de Aracaju apresentou na manhã de ontem o esquema de segurança a ser realizada pela Guarda Municipal (GMA) durante os 12 dias de festa na 21ª edição do Forró Caju. Pela Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) foi publicado um slide apresentando todas as funções a serem desenvolvidas também por demais órgãos como a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT/AJU), Defesa Civil Municipal e Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON). Pelo Comandante Geral da GMA, coronel Enilson Aragão, foi dito que por dia serão convocados 350 agentes que ajudarão no combate a furtos e demais atos de violência.
?Os índices de violência nessa festa registra redução das ocorrências e desde o ano passado estamos estudando possibilidades a mais de ampliar a segurança e obter resultados mais positivos já nessa edição que começa amanhã. O Forró Caju tem como aspecto positivo a tranquilidade, e nós não iremos permitir que essa realidade seja modificada?, declarou. Já conforme planejamento da SMTT, as vias ao redor dos Mercados serão isoladas a partir das 17h30min para a circulação de veículos não autorizados. A partir deste mesmo horário, a Avenida Rio Branco terá uma de suas vias bloqueadas, enquanto a outra funcionará em sentido duplo de circulação. Oito equipes devem realizar as fiscalizações nas intermediações dos mercados.
?A festa começa amanhã, mas assim como foi feita lá na Rua de São João, nossas equipes já estarão na rua atuando com 24h de antecedência. Sendo assim, na tarde de hoje a SMTT já estará atuando de maneira mais presencial no entorno do local da festa. Os motoristas devem ficar atentos para as alterações temporárias?, afirmou. Hoje será promovido o fechamento prévio das ruas Sebastião Costa, Professor Florentino Menezes, Santa Rosa e a avenida Dr. Carlos Firpo. Essas ruas serão reabertas todos os dias pela manhã e bloqueadas minutos antes do início dos shows. Ao todo, mais de 30 agentes foram escalados para cada dia do festejo junino na área central de Aracaju.
Procon / Defesa Civil ? A assessoria de comunicação da PMA informou que o PROCON municipal, ficará responsável pela verificação das relações de consumo, atuando principalmente na fiscalização quanto à venda de bebida alcoólica para menores de idade. Já a Defesa Civil terá um trabalho preventivo, focado em ações que antecedem a montagem da estrutura, e um efetivo de dez agentes, que irão realizar vistorias diárias. O Governo do Estado também estará apoiando a festa e agentes da Polícia Militar do Estado de Sergipe e do Corpo de Bombeiros estarão trabalhando no local. No quesito saúde, um posto médico qualificado será instalado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Por Milton Júnior (Aracajufest) | Foto: SECOM Aracaju