O prefeito João Alves Filho recebeu na manhã de hoje, 19, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, o ministro das Cidades, Gilberto Occhi, que veio a Aracaju garantir parceria para o PAC Mobilidade Urbana e Pavimentação com o investimento de R$ 113 milhões para a construção de corredores exclusivos para ônibus BRT, além da reforma, ampliação e modernização dos terminais de integração, avenida Juscelino Kubitschek e o viaduto da Nova Saneamento passando pela avenida Augusto Franco. A iniciativa vai melhorar ainda mais a qualidade de vida do aracajuano.
O projeto de mobilidade urbana de Aracaju, criada na antiga gestão, foi completamente reformulado. Na proposta inicial havia apenas quatro corredores principais de ônibus e não atendia as outras três cidades que fazem parte do Sistema Integrado de Aracaju. Com estudo mais aprimorado realizado pelo escritório do arquiteto Jaime Lerner, o número de vias exclusivas para ônibus BRT aumentou para dez, passando de 44 km para aproximadamente 100 km de novas vias para ônibus, beneficiando principalmente a população de baixa renda.
Satisfeito com a sensibilidade do ministro Gilberto Occhi em entender a necessidade de investimento em mobilidade urbana em Aracaju, o prefeito João Alves acrescentou ainda que inserido nesse investimento está também a modernização do sistema, com a sincronização de semáforos, dando preferência aos ônibus que transitam nos corredores exclusivos e a estimativa do horário de chegada dos coletivos.
“Na concepção do projeto feito pela antiga gestão não estava prevista a ligação entre os municípios vizinhos que fazem arte do sistema integrado. Já corrigimos esse erro e agora esperamos a parte burocrática do processo licitatório para melhorarmos o nosso sistema de transporte dando praticidade e conforto à população. Os quatro corredores que existiam no projeto anterior não chegavam às regiões mais pobres da capital, sendo que o transporte coletivo é de fundamental importância para a população mais carente. Com a execução do projeto anterior, prejudicaríamos quase 250 mil habitantes”, garantiu o prefeito, falando ainda que o projeto da avenida Juscelino Kubitschek, beneficiando 22 bairros partindo da ponte do rio do Sal até a Zona de Expansão, que faz parte da segunda etapa do projeto, já está pronto e interligará a capital em 27 km.
O prefeito ainda reforçou a necessidade da realização rápida da licitação. “Pretendemos abrir a licitação o mais rápido possível até mesmo para que as empresas se adequem, como por exemplo, à exigência de alguns veículos com ar-condicionado. Daremos um salto muito grande ficando no mesmo nível dos transportes coletivos das melhores cidades”.
O ministro Gilberto Occhi, que também tem o título de cidadão sergipano, salientou que o investimento em mobilidade urbana foi um clamor da população em junho de 2013 através dos movimentos sociais. “Com isso percebemos a necessidade de investir cada vez mais nessa área e Aracaju está dentro desse plano”.
“Sempre estamos dispostos a encontrar soluções na habitação, mobilidade urbana dentre outros. Esses investimentos em mobilidade focam a busca pela qualidade do transporte coletivo nas grandes e médias cidades, tarifa justa, para que o cidadão, principalmente aquele de menos poder aquisitivo possa se deslocar da sua residência, trabalho. Esses projetos devem nascer de discussões locais, para que o próprio Conselho da Cidade tragam, efetivamente, suas manifestações e suas prioridades nas obras que estão sendo colocadas à disposição da população”, finalizou o ministro.
O governador Jackson Barreto também prestigiou a solenidade de assinatura do contrato e garantiu que o prefeito de Aracaju terá seu completo apoio para as obras de melhoria da capital sergipana.
“A presença do ministro das Cidades em Aracaju torna realidade os projetos do prefeito João Alves Filho, que são de extrema importância para melhorar a vida do aracajuano. Este projeto com dez corredores, mais a obra complementar do Estado de Sergipe no corredor da Euclides Figueiredo até o Porto, sem dúvida alguma vai dar a Aracaju mais conforto, mobilidade rapidez ao trânsito da capital”, declarou o governador.
João Alves ainda acompanhou Gilberto Occhi em um almoço oferecido pela Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas no Hotel Celi em homenagem ao ministro.
Autoridades
Durante a assinatura do contrato com o Ministério das Cidades estiveram presentes também o vice-prefeito José Carlos Machado juntamente ao superintendente Estadual da Caixa Econômica Federal de Sergipe, Anacleto Grosbelli. Além dos secretários Municipais da Comunicação Social, Carlos Batalha; da Defesa Social e Cidadania, Georlize Costa Teles; da Infraestrutura, Luiz Durval; da Articulação política, Juvêncio Oliveira; da Juventude e do Esporte, Carlos Eloy; da Ação Social, Selma Mesquita; da Administração Edgar D’avila, da Indústria, Comercio e Turismo, Walker Carvalho.
O presidente da Câmara de Vereadores Vinícius Porto e os vereadores Agamenon Sobral, Pastor Roberto, Daniela Fortes, Dr. Gonzaga, Anderson de Tuca, Augusto do Japãozinho, Adriano Taxista e Valdir Santos também compareceram a solenidade.
Fonte: SECOM Aracaju / Foto: Sérgio Silva