pma fiscaliza descarte irregular lixo

Começa a partir desta quarta-feira, 21, operação de fiscalização integrada de descarte irregular de resíduos em Aracaju. Coordenada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), a ação envolve profissionais da Diretoria de Controle Ambiental da Sema, Diretoria de Operações da Emsurb e Guarda Municipal.

Os detalhes da operação foram discutidos nesta terça-feira, pela manhã, em reunião solicitada pelo secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos, na sede da Sema, com representantes dos órgãos envolvidos.

Segundo o secretário, a ação pretende combater o descarte de lixo em 300 pontos críticos e mais mil avulsos. “Os pontos críticos são aqueles que por mais que sejam limpos, os infratores insistem em sujar, às vezes, no mesmo dia em que é realizada a limpeza. Já os pontos avulsos foram detectados através de denúncias e pelos nossos técnicos”, explica.

O descarte de lixo irregular na cidade é hoje uma das principais preocupações dos órgãos ambientais. Atualmente, são recolhidos em torno de 11 mil toneladas/mês, sendo sete mil de RCC (Resíduos de Construção Civil) e quatro mil toneladas de resíduos orgânico, descartados irregularmente em Aracaju (dados da Emsurb). Um problema que afeta gravemente a saúde sanitária da população.

O diretor de Operações da Emsurb, José Roberto Gomes, alerta que a intensificação da fiscalização deverá acontecer inclusive nos finais de semana e feriados, quando se notificou um aumento no descarte.

O diretor de Controle Ambiental da Sema, José Rosa, adverte que a operação deverá não só autuar e multar aquele que despejou o lixo no local, mas também o contratante. Além disso, quem for flagrado cometendo crime ambiental, pode ser preso, em caso de utilização de carroças, o animal será apreendido. As multas variam entre R$ 500,00 e R$ 500 mil.

Fonte: SECOM Aracaju