IPTU-2016

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) disponibiliza aos contribuintes os carnês para o imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Aracaju, referente ao exercício de 2016, também por meio do Portal do Contribuinte.

A entrega dos boletos nas residências e estabelecimentos comerciais foi iniciada em 15 de janeiro deste ano, pelos correios, e o portal surgiu para dar outra via para que o contribuinte possa emitir o boleto para pagamento do imposto. “O portal vem para dar facilidade e comodidade para o contribuinte. Às vezes o boleto não chegou, mas ele quer pagar logo, então ele pode entrar no portal, tirar o boleto e pagar sem ter trabalho”, explicou Jamson Santos, diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI).

O imposto pode ser pago em cota única e a depender do valor pode ser parcelado em até 10 vezes. Para os contribuintes que optarem pelo pagamento em parcela única e não têm débitos anteriores com a PMA, serão concedidos 10% de desconto para o pagamento realizado até 11 de fevereiro.

Jamson Santos afirma que os mais de 160 mil carnês devem ser totalmente entregues até esta sexta-feira. “Quem preferir esperar o carnê não vai ter qualquer tipo ônus, sendo que a primeira parcela e cota única vence dia 11, as demais entre os dias 5 e 7 de cada mês. Caso a pessoa escolha o parcelamento e atrase algumas das parcelas, só será acrescido o valor de juros sobre a parcela atrasada não afetando o valor das outras parcelas”, esclareceu.

Além do recebimento pelos correios os boletos estão disponíveis pelo Portal do Contribuinte, nos postos de atendimento da Semfaz ou nos CEAC’s do Shopping Riomar ou da Rodoviária Nova. O atendimento na Semfaz é das 8h às 16h e nos CEAC’s das 8h Às 17h.

Mesmo com a revisão foram mantidas as isenções concedidas às famílias consideradas de baixa renda, que possuem até um salário mínimo e meio de renda. Atualmente, 60 mil famílias são contempladas com esse benefício.

Fonte: Prefeitura de Aracaju