PREMIO POESIA AMRCELO DEDA

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) lançou, na manhã desta terça-feira, 25, o Prêmio de Poesia Governador Marcelo Déda. O concurso foi instituído pelo Decreto Legislativo 48/2013 promulgado pela Mesa Diretora da CMA, por intermédio da aprovação dos vereadores. O objetivo, além de homenagear o ex-governador, é incentivar o desenvolvimento cultural e intelectual dos alunos da rede municipal. O prêmio será outorgado a cada ano pelo Parlamento Municipal aos vencedores do concurso de poesia.

O professor Denisson Santana, diretor de Ensino Básico da Secretaria Municipal da Educação (Semed), esteve na solenidade representando a secretária Márcia Valéria Lira Santana, que está participando em São Paulo do Fórum Internacional de Políticas Públicas. “Em nome da secretária quero parabenizar a Câmara por essa grande iniciativa. Faremos o máximo para estimular nossos alunos, honrando assim a memória do governador Marcelo Déda, que foi reconhecidamente um grande poeta”, disse o professor durante seu pronunciamento.

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alencar Cardoso, também prestigiaram o evento, dando à solenidade um brilho a mais, diante do conceito do prêmio que é levar o acesso à cultura e a informação para as unidades de ensino. “Sinto-me honrada em participar deste lançamento. Sabemos que muitas escolas possuem grandes alunos que escrevem maravilhosamente e temos muitos escritores e poetas nas salas de aula. Ideias como essas vão revelar muitos talentos”, destacou a professora Cris Sousa, diretora da Alencar Cardoso.

Eliane Aquino, secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, não escondeu a emoção pela homenagem ao ex-governador Marcelo Déda. “Nunca será exagero homenagear Marcelo Déda”, pontuou. Ao olhar para as crianças da Emef Alencar Cardoso, Eliane foi enfática. “Que a poesia entre no coração de vocês”.

Prêmio

Somente poderão concorrer ao prêmio os alunos regularmente matriculados na rede municipal de ensino. Os interessados em participar deverão entregar sua poesia na direção da escola até o dia 30 de abril. Cada aluno concorrerá somente com uma poesia. As escolas deverão encaminhar as poesias à Comissão Julgadora do Concurso, na Câmara Municipal de Aracaju, até o dia 5 de maio. O primeiro colocado receberá um notebook e do segundo e terceiro lugar receberão um tablete. A divulgação dos vencedores e respectiva entrega dos prêmios acontecerá no dia 20 de maio, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju.

Presenças

Estiveram presentes o presidente da Câmara, Vinicius Porto, autor do projeto, o secretário de articulação do município, Juvêncio Oliveira, representando o prefeito João Alves Filho, a diretora da Escola do Legislativo, Maria Genilce dos Santos, o desembargador e cunhado de Marcelo Déda, Edson Ulisses, e a secretária estadual de Cultura, Eloísa Galdino.

Fonte: SECOM Aracaju