Centro - Dia Fotos Sergio Silva  4

“É com alegria que inauguramos esta obra que trará imensos benefícios para as pessoas com deficiência e suas famílias. Aqui, estes usuários serão assistidos em suas necessidades, que vão desde os cuidados básicos diários à promoção da autonomia”. As palavras são da primeira-dama e senadora Maria do Carmo Alves, em seu discurso de inauguração do Centro-Dia Josevaldo Bezerra de Andrade (Diel), ocorrida na manhã desta sexta-feira, 13.

Representando o prefeito João Alves Filho, a senadora Maria do Carmo salientou que o Centro-Dia vem para reforçar a rede de proteção social do município de Aracaju, especialmente a assistência prestada às pessoas com deficiência. “Faremos muito mais ainda pelas famílias e pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, atestou a primeira-dama.

A secretária municipal da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita falou da satisfação de entregar o Centro-Dia ao povo aracajuano. “O prefeito João Alves Filho contribuiu muito para este momento, quando abrimos esta casa para as pessoas com deficiência e suas famílias. Queremos contar com o empenho dos funcionários porque os usuários dependerão muito deles”, disse.

Ainda durante o seu pronunciamento, Selma Mesquita fez uma homenagem à primeira-dama de Aracaju. “Quero dizer a senhora, dona Maria, que este Centro-Dia tem um pedaço seu. É a senhora que nos orienta, que nos apoia. Nosso muito obrigado”. Ao concluir, Selma Mesquita entregou uma placa onde agradecia o apoio e o incentivo da mulher e da política Maria do Carmo, que dedica sua vida ao trabalho social.

Maria Izabel Bezerra de Andrade, agradeceu a homenagem que a Prefeitura de Aracaju prestou ao seu filho, dar seu nome ao Centro-Dia. “Agradeço de coração por vocês terem se lembrado do meu filho. É com grande satisfação que vejo o nome dele nesta unidade. Diel teve uma vida vitoriosa, sofreu bastante, principalmente quando ficou paraplégico, mas venceu a depressão e fez da sua tragédia pessoal uma causa em defesa das pessoas com deficiência”, disse, emocionada, Maria Izabel.

A solenidade de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, entre eles os vereadores Agamenon Sobral, Ivaldo José, Roberto Morais e Lucas Aribé, que fez questão de falar para expressar sua emoção pela criação de um espaço voltado exclusivamente para as pessoas com deficiência e salientou a luta de Josevaldo Bezerra de Andrade.

O presidente do Conselho Municipal de Direito da Pessoa com Deficiência, Everton dos Santos, destacou a importância do Centro-Dia, como unidade de referência. “Externo minha profunda emoção e quero dizer que hoje é um dia muito especial para todas as pessoas com deficiência, que agora passam a contar com um serviço especializado que vai contribuir imensamente para a qualidade de vida desse público”, enfatizou.

Centro-Dia

O Centro-dia é uma unidade do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que irá ofertar serviços às pessoas com deficiência, que devido à situação de dependência de terceiros, necessitam de apoio para a realização de cuidados básicos da vida diária. São usuários do serviço, prioritariamente jovens e adultos, em situação de dependência, pessoas e famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), ou aqueles em situação de pobreza inseridos no Cadastro Único (CadÚnico).

Serão atendidas pessoas em situação de dependência com deficiência física, intelectual, auditiva, visual ou com múltiplas deficiências, que necessitam de apoio para realizar suas atividades, diversas vezes ao dia, inclusive, apoio de outra pessoa cuidadora, para manter sua autonomia pessoal.

Atendimento

O atendimento ao usuário terá início com a acolhida e a escuta qualificada de suas demandas, a construção conjunta de um Plano Individual ou Familiar de Atendimento, onde serão definidas as atividades a serem desenvolvidas, as condições de acesso e permanência no Centro, os compromissos das partes envolvidas, as capacidades e ofertas disponibilizadas pelas partes, as dificuldades a serem superadas conjuntamente, os resultados esperados e a forma de acompanhamento dos resultados.

O Plano conterá as atividades a serem ofertadas ao usuário no Centro-dia, a orientação familiar e os apoios no domicílio para troca de experiência de cuidados, encaminhamentos e acompanhamentos a outros serviços, acesso a direitos e a previsão de atividades externas para envolvimento da comunidade e favorecimento do processo de inclusão social.

Fonte: SECOM Aracaju