A procissão do Bom Jesus dos Navegantes, uma das mais expressivas manifestações de fé, será neste domingo (1º), primeiro dia do ano novo, com previsão de superar as edições anteriores, em número de fiéis e de embarcações.

Na primeira parte do roteiro, a procissão sai da catedral às 14h30, em direção à Ponte do Imperador. O andor será conduzido por um agrupamento de marinheiros e embarcado no Catamarã Parnamirim.

A parte fluvial do cortejo percorrerá todo o estuário do rio Sergipe, margeando a Barra dos Coqueiros, Atalaia Nova e retornando à Ponte do Imperador.

Na volta ao solo aracajuano, a procissão seguirá para a Colina de Santo Antônio, onde será realizada uma celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom José Palmeira Lessa.  A partir da Ponte do Imperador, o roteiro contempla parte da avenida Rio Branco, praça General Valadão, travessa Hélio Ribeiro, avenida Carlos Firpo, avenida João Ribeiro, praça Siqueira de Menezes e largo Garcia Rosa.

A tradição se mantém viva há 161 anos, está sob a responsabilidade da Arquidiocese de Aracaju, representada por Ivanira Lemos, e da Paróquia de Santo Antônio, que tem sob sua tutela o Frei Jonaldo Adelino de Souza, OFM. A expectativa é de que o número de fiéis e de embarcações supere o de todos os anos anteriores.

Além do Governo do Estado, outras instituições estão se somando para o êxito da procissão, entre elas a Capitania dos Portos, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SMTT, Guarda Municipal e Samu.

Fonte: G1 Sergipe