Notícias

Professor do ES cria filtro para água do Rio Doce e ganha prêmio

Um professor de Boa Esperança, na região Norte do Espírito Santo, criou em conjunto com os alunos um filtro, que estão sendo distribuídos a moradores ribeirinhos do Rio Doce, afetados pelo rompimento das barragens de Mariana, em Minas Gerais.

Pela iniciativa, Wemerson da Silva Nogueira ficou entre os 10 ganhadores da 19º edição do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10.

dkxyrpbp0wfjceip33vo0qr31955529O professor, que dá aulas de Ciências na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio dos Santos Neves, em Boa Esperança, se inscreveu na premiação nacional com o projeto “Filtrando as lágrimas do Rio Doce”.

“O trabalho teve dois objetivos: melhorar o aprendizado dos conceitos de química e física e devolver 75% da potabilidade da água para uso diário”, afirma.

Filtros de Contenção de Retenção Minérios com materiais reciclados foram criados com areia e pedra. “Ao passar pelo filtro, a água fica transparente. Não pode ser usada para consumo humano, mas para as atividades da casa. Começamos com Regência, mas pretendemos ampliar para outros municípios afetados”, planeja o professor.

A ação, segundo ele, contou com o apoio de estações de tratamento de água, orientações de especialistas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), além do empenho dos 50 alunos da 8ª série.

dkxyrpbp0wfjceip33vo0qr31955690Fonte: G1

COMPARTILHAR EM:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
X

Mais Vistos do Mês

Maria Gadú apresenta seus grandes sucessos em show especial no Teatro Tobias Barreto

Contagem regressiva: faltam 10 dias para o Samba Brasil Aracaju

Prepare a máquina: Aracaju Motofest 2026 já tem data marcada

Mais Vistos do Mês

Maria Gadú apresenta seus grandes sucessos em show especial no Teatro Tobias Barreto

Contagem regressiva: faltam 10 dias para o Samba Brasil Aracaju

Prepare a máquina: Aracaju Motofest 2026 já tem data marcada