cata bagulho

Semanalmente um bairro da capital sergipana é atendido pelo programa Cata Bagulho, da Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). O objetivo é recolher materiais que não têm mais serventia, ocupam espaço, acumulam sujeira nos quintais dos cidadãos e que, muitas vezes, são descartados irregularmente nas ruas, avenidas e terrenos baldios da cidade. A maior parte do que é recolhido é composto por móveis, pedaços de madeira, objetos e eletrodomésticos grandes.

A operacionalização do programa funciona com três veículos de coleta. Um caminhão que armazena o material reciclável, encaminhado posteriormente à Cooperativa de Reciclagem do Bairro Santa Maria (Coores); um coletor para o resíduo que será destinado ao aterro sanitário; e um tipo caçamba para o entulho (restos de obras) descartado irregularmente nas calçadas, ruas e avenidas.

Nos dias que antecedem a ação agentes ambientais percorrem as ruas que serão atendidas e de porta em porta informam sobre o programa. Para quem passa o dia fora de casa, um carro de som circula toda a região no início da noite.

Numa única edição, o Programa Cata Bagulho chegou a coletar 16,46 toneladas de resíduos como pedaços de madeira, móveis velhos, colchões e eletrodomésticos antigos. Além disso, foram coletadas ainda 27,02 toneladas de entulho descartado irregularmente nas ruas e 1,36 tonelada de material reciclável.

Fonte: SECOM Aracaju