programa dst

O Programa Municipal de DST/Aids da Saúde de Aracaju, em parceria com a Unidade de Saúde da Família (USF) Madre Tereza de Calcutá, realizou na manhã dessa terça-feira (09 de Setembro), uma ação educativa com palestras sobre prevenção e distribuição de preservativos para os trabalhadores de canteiros de obras. A ação foi realizada no bairro Jabotiana e contou com a participação de 21 trabalhadores.

De acordo com a referência técnica do Programa de DST/Aids da Saúde de Aracaju, Marília Uchôa, o objetivo foi realizar atividades para orientar todos os homens do canteiro de obras. ?Realizamos uma palestra explicando como deve ser feita a prevenção. Aproveitamos a oportunidade para realizar testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais B e C. Todos os trabalhadores tiraram suas principais dúvidas sobre as doenças sexualmente transmissíveis e realizaram os quatro testes?, disse a técnica.

Marília ainda explicou que o resultado dos testes são individuais e entregues na hora. “De todos os testes realizados tivemos um caso confirmado de sífilis. Então essas ações são importantes porque reforça a importância de um tratamento. Nossa intenção é tratar esse homem para que ele não passe a doença também para as mulheres, pois se esta adquirir a doença antes de engravidar, pode transmitir ao bebê (a chamada sífilis congênita)”, informou.

Outro destaque da palestra foi que muitos trabalhadores não tinham contato com preservativos femininos. ?Percebemos que, durante a distribuição dos preservativos, os homens tiveram contato pela primeira vez com a camisinha feminina. Nós mostramos e também distribuímos para eles levarem e usarem com suas parceiras?, diz.

Fonte: SERCOM Aracaju