palestra pro mulher pro familia

Na tarde da última terça-feira, 29, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa ?Pró-Mulher… Pró-Família…?, reuniu diretores, coordenadores e diversos profissionais da SMS para apresentar as propostas com as novas ações que serão desenvolvidas dentro do programa. O encontro, que aconteceu no Teatro do Centro Cultural de Aracaju, ainda teve o objetivo de sensibilizar os profissionais para que todos sejam parceiros nessas atividades.

De acordo com a coordenadora do Pró-Mulher… Pró-Família…, Patrícia Ribeiro Rocha, o principal objetivo foi sensibilizar os profissionais para que eles vistam a camisa e abracem essa causa. ?Nós apresentamos as propostas de como o Pró-Mulher… Pró-Família… vai funcionar, através das parceiras de diversos programas. Nosso objetivo é incluir a família como um todo, levando exames, consultas e ações de promoção à saúde, não só para a mulher, mas também para homens, crianças e idosos. Queremos agregar novas ações, mas não deixando, em hipótese alguma, de levar sempre em conta o nosso foco principal, que é a detecção precoce do câncer de colo uterino e câncer de mama, que são os carros-chefes do programa?, afirmou.

A coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Cristiane Ludmila, explicou que a parceria com o programa é essencial para descobrir precocemente o câncer de colo de útero e de mama. ?Nas unidades de saúde esses exames já existem, mas as mulheres têm aderido pouco a essa prevenção. Com a parceria do Pró-Mulher… Pró-Família…, nós acreditamos que vai ter uma adesão maior dessas mulheres. Estamos dando a oportunidade de fazer vários exames em apenas um dia, que será em um sábado. O Programa Saúde da Mulher possui uma estatística que sabe exatamente quais os bairros tem menos adesão desses exames preventivos, e que geralmente, são os bairros que tem uma maior vulnerabilidade. E serão neles que nós iremos priorizar nossas ações?, destacou.

O Programa Saúde do Homem também vai está como parceiro, para ampliar o atendimento oferecido aos homens através do Pró-Mulher… Pró-Família…. ?Esse evento na comunidade é muito bom para aproximar os homens dos serviços de saúde. Ofertando diversos serviços que possibilitam uma qualidade de saúde dos usuários. Esse cuidado mútuo fortalece ainda mais a intenção de todos os programas que aqui estão, que é o cuidado com a saúde de toda a família?, ressaltou a coordenadora do Programa Saúde do Homem, Ana Carolina.

Já o Programa de DST/Aids e Hepatites Virais, estará realizando, durante as ações do programa, testes rápidos para detectar HIV, Sífilis e Hepatite. ?Esse programa é muito importante também para aumentar a oferta dos testes rápidos e para diagnosticar precocemente as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Isso dá uma maior qualidade de vida para as pessoas que são portadoras de alguma DST, pois quanto mais cedo essas pessoas descobrem que contraíram alguma doença, melhor será o tratamento. Essa vai ser uma grande parceria?, pontuou a referência técnica de DST/Aids, Marília Uchôa.

Sons no SUS

Durante o encontro, os profissionais do Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin) realizaram uma sensibilização através do ?Sons no SUS?, levando bastante música para quem estava presente. E para encerrar, foi apresentado um curta-metragem chamado ?Imagine uma menina com cabelo de Brasil?, que aborda a questão do bulling e também da vaidade feminina, que é o cuidado da mulher com seus cabelos. ?Esse foi o primeiro filme mostrado pelo Nuprin e ele também foi escolhido para ser mostrando nas ações do Pró-Mulher… Pró- Família…?, explicou o coordenador do Nuprin, Murilo de Brito.

O Programa

O Pró-Mulher… Pró-Família… tem como público-alvo as mulheres de 25 a 64 anos, homens a partir dos 40 anos, idosos e crianças. Dentre suas principais ações estão: a realização de exames clínicos das mamas, encaminhamento para exames de mamografia e transvaginal, realização de testes de glicemia e testes rápidos para adultos, ações educativas sobre saúde bucal e alimentação saudável, além de vacinação, consultas de pré-natal e também atividades físicas. A próxima edição do programa será realizada no mês de outubro.

Fonte: SECOM Aracaju